Bíblia de Estudos e-Sword

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CENTRO DE PESQUISAS DO SER... THEOTERAPIA E THEO-ÓTICA...


Centro de Pesquisas do Ser

Ciência do Ser

Theoterapia e Theo-Ótica


A questão do ser encontra no próprio ser um obstáculo intransponível a sua resposta última.

Somos dotados de atributos de inteligência, isto é, de possibilidade de exame, reflexão, aprendizado, orientação, decisão, resposta e em um nível mais amplo quanto a nossa identidade última, somos dotados do atributo eterno.

No entanto somos criados, feitos, iniciados por um AUTOR.

E este AUTOR não somos nós.

Cabe ao ser humano observar todos estes âmbitos e reconhecer as fronteiras do ser.

Reconhecer suas qualidades, suas limitações, suas consistências e suas fragilidades, sua humanidade, sua humildade então suas possibilidades e suas necessidades, presentes, próximas e últimas.

Criado desta forma, o ser humano carece de acertar a visão de sua identidade para que não confunda seu propósito de vida, de existência.

É possível a uma árvore de laranjas confundir sua identidade? Se fosse possível a uma árvore de laranjas confundir sua identidade e esperasse produzir petróleo poderia incorrer em vários equívocos em sua existência com risco até mesmo de interrupção de seu programa natural de produção de laranjas, uma vez que não visse qualquer propósito na contínua e insistente e até aparentemente natural produção de laranjas.

Assim teríamos um desenvolvimento amplo de dedicação integral de uma árvore de laranjas investindo todos seus recursos para o desenvolvimento tecnológico para que algum dia todos os seus recursos naturais produzissem petróleo porque assim suas crenças estavam fundamentadas serem a sua constituição, deveriam produzir petróleo.

O ser humano incorre em semelhante e bizarro desvio de propósito, por equívoco na avaliação de sua identidade.

Feito, ser humano, não animal, mas habitando em um mundo material, finito, temporário, tem a natural necessidade de uma plataforma que lhe habilite a viver esta dimensão da existência, então recebe características físicas, materiais, temporárias, finitas, com início e prazo de validade.

Tais características que estão no ser humano no entanto, não são suas características últimas, pois sua constituição é ampla e complexa em existência de dupla natureza, tanto física, material, temporária, sob limites naturais, quanto detém características espirituais, imateriais, atemporais, eternas.

A complexidade humana que o difere de tudo o mais tendo na natureza uma parábola desta distinção na própria fórmula da criação do universo, quando o ETERNO cria os céus e a Terra, isto é criando um lugar totalmente distinto de tudo para que aqui possa habitar o ser humano.

Distinguida de todo o universo, a Terra é vista hoje como um planeta único, ainda que sendo visível tanto a pesquisas científicas quanto a observadores mais simples, assim o ser humano igualmente é distinto de tudo que há.

Todos os elementos criados dentro do planeta distinto, a Terra, são de constituição simples e tem único contraste no ser humano que é único em comparação com toda a diversidade que nosso distinto planeta nos apresenta.

Planeta que foi assim criado justamente para dar guarida ao ser humano, o planeta Terra tem um propósito antropocêntrico, isto é, foi criado para o ser humano poder viver com todo o conforto necessário e natural de que carece para existir.

Não há semelhante condição em qualquer parte do universo.
Assim, igualmente não há semelhante ao ser humano em qualquer parte do universo e nem no planeta Terra.

Assim o estudo do ser humano precisa estar cuidadosamente visto.
Há características semelhantes entre todo o universo e o ser humano, pois tudo para conviver em comum, necessita de elementos equivalentes, desta forma somos todos constituídos quanto ao fundamento para existir no âmbito material, finito, temporal, constituídos da mesma partícula, das moléculas da matéria, a partir do ponto mais simples e mais baixo para o alto em uma escala ascendente, das partículas da Terra como tudo o mais fora criado e para tais propósitos servem, quando o ser humano tem estas mesmas características, mas distintamente e totalmente diferenciado, o ser humano é feito para o alto, para a direção de QUEM o fez, recebendo as mesmas características e os mesmos atributos semelhantes a QUEM o fez.

Evidentemente que não é o ser humano o mesmo tipo de pessoa conforme QUEM o criou, pois este não tem origem, não tem princípio, ELE, O CRIADOR, O ETERNO no entanto deu características pessoais por SER PESSOA, ser ELE QUEM É, assim fez o ser humano um ser, fez o ser humano um alguém, ser pessoa e tendo atributos pessoais assim como o ETERNO tem, assim fazendo a partir de sua constituição material, dos elementos que constitui todos os corpos físicos, materiais, finitos, temporários no universo, faz ao ser humano a distinção que o torna totalmente outro em relação a tudo que há no universo criado.

O ser humano é o senhor de tudo que há no universo, no sentido de distinção, de habilitação, responsabilização, de outorgado a partir do CRIADOR estas funções administrativas bem como das consequências que decorrem de uma boa administração, bem como de uma má administração.

O problema humano inicia-se quando assediado pela ideia de que pode desenvolver a vida a partir da plataforma de si mesmo, acredita nesta prerrogativa e assume a responsabilidade deste tipo de atitude.

Várias vezes advertido pelo CRIADOR a perceber sua própria condição, limitação, necessidade de comunhão, de condução sob direção do CRIADOR, por SUA forma de realizar este direcionamento a partir de SUAS PALAVRAS, isto é, de um natural diálogo constante, amoroso, cuidadoso, ensinador, presente, assistente constantemente pronto a orientar, o ser humano entende que não necessita de tal direção atendendo a sugestão de que pode criar seu próprio modo de vida sem esta relação com o CRIADOR.

A partir deste momento, a decisão tomada, responsavelmente, tendo sido advertido claramente de que sem o ETERNO, que é o AUTOR da VIDA, sendo que há VIDA somente NELE, sua condição seria catastrófica para toda a humanidade e para toda a criação por responsabilidade natural agora como administrador do universo criado.

O ser humano é desligado da VIDA, é desligado do CRIADOR, é desligado da VERDADE, e empreende uma jornada na solidão última, isto é, sem a PRESENÇA do CRIADOR por escolha própria como sendo o CRIADOR uma interferência indesejada em sua capacidade de gerir e gerar para si mesmo um universo viável.
O engano é imediatamente percebido ao ver-se em solidão profunda.

O ser humano então procura por si mesmo uma forma de suprir tal solidão criando artifícios, tanto de fugir do CRIADOR, quanto de cobrir sua solidão e medos por suas próprias forças.

Novos elementos degeneradores surgem o tempo todo no ser humano bem como no mundo material. E as degenerações consequentes, as deteriorações, as desgraças, as síndromes, os males e a morte passam a fazer parte da experiência humana.
Este ainda assim procura desenvolver sua vida em meio a esta condição de separação do CRIADOR.

O ser humano vem experimentando uma progressiva e constante degeneração ao longo dos séculos para cada vez mais baixo, de um abismo cai em outro abismo.

Mas sua inteligência e criatividade lhe são por companhia divinizada e então ouvida acima de tudo e de todos. Em um tipo de egocentrismo crônico não ouve mais o CHAMADO de seu CRIADOR para que volte a ELE.

E em um estado de morte eterna, por separação do ETERNO, mantém-se em sua decisão de afastamento do CRIADOR.

No entanto não pode apagar os elementos últimos em si mesmo que lhe indicam a eternidade, apontam para o próprio CRIADOR, para os ambientes espirituais, para a VERDADE.

Há uma sede DELE.

Mas o ser humano continua a desenvolver suas próprias teorias.
No âmbito da espiritualidade, desenvolve todo tipo de religião, desde as mais animistas, até as mais inteligentes formas de lidar com os elementos espirituais, dando formas razoáveis a estes elementos internos de seu ser.

Até os mais avessos a elementos religiosos, surgem os que não podendo explicar estes âmbitos no ser humano, apenas dizem ignorar, não haver respostas para tais coisas, gerando movimentos agnósticos.

Outros mais intensos nestas rejeições das espiritualidades, geram a fé ateísta, antitética ou a descrença absoluta.

E quanto as mais profundas inquietações humanas surgem seus profetas que lhe pesquisam sob a forma das estruturas puramente materiais, dando suas conclusões quanto a tudo que sente a partir dos fenômenos estudados em sua constituição puramente física.

Gerando soluções puramente químicas para os males profundos do ser.

Outros campos da pesquisa do ser humano tratando o ser humano apenas como um animal, como imagem e semelhança mas de animal, então seus males são suas ações e reações e tratam o ser humano a partir de criar ações ou anular ações ou comportamentos.

A humanidade gerou uma nova esperança, as próprias pesquisas, as próprias religiões, as próprias conclusões, as próprias conduções e condições, seu próprio preparo para lidar consigo e com o universo a partir do que pode fazer gerar e gerir por si mesmo.

Esta condição de desespero último continua a conduzir a humanidade a estar a deriva, sem rumo, naufragando em um vazio sem retorno e sem fim.

A PALAVRA do ETERNO no entanto, nos informa que O CRIADOR, o ETERNO, o SENHOR, faz, realiza o que é necessário para buscar e salvar o ser humano.

ELE CHAMA: “Onde estás?” (Genesis 3:9)

ELE BUSCA: “Onde estás?”(Genesis 3:9).

ELE alcança o ser humano por sua PALAVRA, por seu poder, por seu ato, por sua PESSOA.

ELE avisa o ser humano de sua condição, dá SEU diagnóstico, dá SEU REMÉDIO, ELE mesmo.

Chama o ser humano a mudar totalmente seu modo de pensar, se voltar totalmente para ELE, dar crédito as afirmações que o ETERNO faz da situação, se fiar no ATO que o ETERNO fez por esta situação humana, que somente ELE poderia fazer por ELE mesmo para que o ser humano, ele pudesse viver a verdadeira VIDA que há e não somente esta vida temporal, finita, material, mas mesmo aqui, e com a VIDA que ELE somente pode dar, o ser humano poderá de fato perceber o propósito de tudo e de si mesmo e viver a VIDA que decorre do ETERNO.

Esta condição de busca e de resgate está somente NO ETERNO, que em SI mesmo na PESSOA DELE que ELE mesmo enviou para fazer a viagem da eternidade para dentro do tempo e aqui onde ocorreu o mal no ser humano, aqui neste campo, dentro do ambiente devastado do ser humano e do universo sem rumo, ocorresse o RESGATE do próprio ser humano e então este passe a ter a VIDA que há NO ETERNO.

Tal condição está no que ELE afirmou poder fazer tal ATO: JESUS, o ETERNO DEUS que se fez pessoa humana para que pudéssemos ser tocados exatamente onde fomos desgraçados, no profundo de nosso ser, então somente um ser humano poderia realizar tal ato, mas todo o ser humano herdou tal mal e todo ser humano está sujeito a morte, então nenhum ser humano poderia vencer a morte.

Assim o CRIADOR se torna um ser humano e este ser humano no entanto, sendo humano, não deixa de ser DEUS, porque somente DEUS poderia realizar tal ato de REDENÇÃO de tal ato para conduzir novamente para junto de DEUS e assim JESUS, a PESSOA humana é igualmente o mesmo DEUS CRIADOR que age em favor do ser humano de tal forma SEU ATO é eficaz, que toda pessoa que tão somente NELE, para ELE, com ELE, por meio DELE apenas vive, passa a ter VIDA, pois não há outro meio para tal situação eterna ocorrer.

Infelizmente a humanidade em sua criatividade, domesticou a ideia de Jesus e o personagem histórico Jesus e alguma religiosidade piegas com artifícios humanos com conotações místicas e rituais equivocados que transferem para âmbitos religiosos a interpretação que se dá sobre o que O ETERNO fez e está fazendo pelo ser humano.

É notável a confusão em que se interpreta JESUS como alguém religioso e sob a égide ou domínio religioso com todo tipo de aparato religioso, com conotação clara de um Jesus muito anêmico pois seu poder é totalmente descrito pelos ajudantes que tem para continuar o que tem que fazer, pois a quantidade de auxiliares humanos constituídos pelo próprio ser humano é irônico, pois são milhares de santos, mediadores, santas, padres, pastores, bispos, papas, gurus, arcebispos, papas, querubins, pré-arcanjos, arcanjos, aparatos e movimentos humanos com nomes de igrejas de todo tipo e nomenclaturas as mais diversas que surgem a cada dia com conotações as mais diversas como a criatividade humano é capaz, gerando multidões que lhes fiam a própria vida.

Mas sem sequer incentivar as multidões a examinarem a PALAVRA DO ETERNO para tão somente ver o QUE ELE TEM A DIZER sobre...

Atos 17:11 afirma que em Beréia as pessoas eram mais nobres porque examinavam as ESCRITURAS para ver se tudo era assim mesmo. Não se deixavam levar por qualquer ideia ou teologia.

Quanto a questão humana e eterna apenas o ETERNO pode legislar.

E na continuidade dos tratamentos humanos é igualmente necessário que nos âmbitos eternos apenas o ETERNO tenha a PALAVRA.

Reconhecer a pesquisa científica como relevante é tão natural quanto o que o ETERNO afirmou ao ser humano de que ELE mesmo está dando a humanidade a condição de pesquisa, exame, busca do cuidado tanto com a natureza quanto consigo mesmo, mas sempre a luz dos princípios orientados pelo próprio CRIADOR para que não nos desviemos das diretrizes básicas e fundamentais de cada elemento no universo, conforme se vê em Genesis 2.

Assim as terapêuticas que nossa escola procura desenvolver desde 1979, tem por fundamento a REALIDADE da PALAVRA do ETERNO para nos dar as dimensões de profundidade do ser quanto as complexidades que possuímos neste âmbito e por ELE ser conduzidos tão somente nas questões das estruturas eternas, infinitas, atemporais, imateriais e que necessitam de cuidados tão amplos quanto esta eternidade, visto que destes âmbitos profundos, eternos, últimos, nosso pneuma (Espírito, o centro de nosso ser de onde partem o que é e as intenções e os comandos para o ser), então decorrem nossas diretrizes de vida que chegam como determinações aos outros âmbitos estruturais de nossa constituição, então nossa psique (Âmbito que recebe e equaciona as ideias e lhe dão diretrizes como vontade) e posteriormente ao nosso soma (Corpo e suas estruturas físicas que adequam-se a estas normas de vida que lhe chegam). Estas estruturas totalmente interligadas e que funcionam conjuntamente e inseparáveis necessitam de constante pesquisas e apoio interdisciplinar adequados a PALAVRA DO ETERNO que É O AUTOR de tudo e de nós mesmos.

Se tão somente nos dedicarmos a qualquer empreitada mas deslocarmos o CRIADOR do centro de tudo então estaremos em rota de colisão e fadados ao insucesso do empreendimento e do não alcance último de nossas mais profundas e legítimas reivindicações como seres humanos.

Necessitamos de exercer nossa humanidade, então nossa humildade e bom humor , ou nossas emoções devem estar adequadas ao ENSINO que o CRIADOR tem para nos dar e preparar para viver e para a VIDA.

Sem esta equação simples e profunda, sem abandonar o preconceito e o a priori negativo quanto a Deus por diversas equivocadas más interpretações religiosas que se apresentam como palavra sobre DEUS, estaremos continuamente desprezando o MAIS ALTO PROFESSOR que não podemos prescindir e substituindo-O por nós mesmos ou pelo aleatório que possa surgir diante de nós. Esta condição beira a insanidade...

Não precisa ser assim.

Nosso Centro de Pesquisa do Ser em sua divisão de Ciência do ser, nos quadros de THEOTERAPIA bem como da THEO-ÓTICA, procuram incentivar este diálogo com o CRIADOR, com SUA PALAVRA, e com o ser humano que se habilita a aprender de si mesmo a partir das AULAS que o CRIADOR nos dá e tais dimensões nada tem de conotação religiosa ou de religiões ou deste tipo de conotações, mas no entanto é a única forma de VIDA que há que somente NELE, por meio DELE e para ELE são todas as coisas e cabe ao ser humano aprender DELE e para andar NELE, tão somente, deixar tudo...

Pois somente ELE É QUEM É.

E quando A VERDADE é anunciada por sua exclusividade natural para muitos toma a aparência de sua própria irredutibilidade particular e pessoal como uma religiosidade pessoal e inegociável. Então analisada assim, como preferência particular, nega-se a VERDADE como se fosse apenas um partido ou alguma religião fanática.

E a perda é ETERNA...

Talvez seja tarde para muitos... Mas.. Talvez não seja tarde para alguns...

Heber, pastor e professor...

www.ekklesianascentedecristo.com.br

Nenhum comentário: