Bíblia de Estudos e-Sword

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O SER... QUEM SOMOS... DE ONDE VIEMOS... PARA ONDE VAMOS...?

O ser humano... Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Questões inquietantes que ecoam pelos séculos... E tem encontrado as mais diversas respostas... Desde além do que somos, como algumas divindades, até aquém do que somos, como fetos, animais evoluídos, analisados pelo físico, reduzidos a uma dissecação antropológica existencial material pura... Enfim somente o AUTOR corrige nossos atrevimentos em jogar com as limitadas mas criativas inteligências com que fomos constituídos e nos livra de nós mesmos e pode dar indicações seguras sobre nossa identidade... Então passo a palavra a ELE para que inicie ELE mesmo uma aula introdutória sobre nossa identidade: "Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda" (Salmo 139:13-16)... "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei..." (Jeremias 1:5)... "Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão" (Salmo 127:3)... "As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos" (Salmo 119:73)... Caminhamos em uma plataforma na história onde o que se vê é o despejo da ideia de DEUS do profundo do ser humano... Para que assuma o lugar o próprio ser, usurpando em uma rebelião em um motim contra DEUS... Julgando o ser, ser suficiente por sua própria natureza em delimitar os rumos do universo e de toda realidade reduzindo tudo a si mesmo e a si mesmo a sua própria ciência... Gerando uma anti-vida, um ser anti-DEUS que domesticou a ideia de DEUS transformando este conceito em um bem domesticado e encaixotado nas marginalidades religiosas animistas... O ser que paradoxalmente e naturalmente busca sentido e significado, ainda que seja na religião do anti-DEUS ou da crença ateia ou mesmo das multifacetadas manifestações das mais criativas religiões que campeiam o mundo que vivemos sob a forma até mesmo de religiões, ou em suas festas, ou nos campos do esporte, ou happy-hours, ou nas políticas, nos diversos status, nas buscas pelo poder, nas riquezas. Enfim uma gama tão potencialmente reunida para gerir a si mesmo como o supremo senhor de tudo e de todos ainda que se creia a si mesmo como um nada em evolução... Mas ainda que tal configuração ou desconfiguração ocorra, para muitos toma um tom de êxtase orgásmico nesta orgia de idéias rebuscadas e tresloucadas. No entanto, não apaga e nem anula o CHAMADO de DEUS para com o ser: "ONDE ESTÁS?" (Genesis 3:9)... E por um ÁGAPE, (traduzido por AMOR), sentimento não compartilhado com a natureza humana, mas exclusivo de DEUS, ELE o SENHOR: "Amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)... Sem tal alteração cirúrgica e radical no ser, não há como alterar o entendimento deste ser humano que em cuja prisão árida e cruel, o conduz a deriva no vazio de si mesmo... Talvez, seja tarde para muitos, mas... Talvez não seja tarde para alguns... heber, pastor... www.ibtrindade.org

Nenhum comentário: