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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

IGREJA/EKKLESIA TEOCENTRICA - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES RESUMIDAS...

UMA IGREJA/EKKLESIA TEOCENTRICA – ALGUNS ÍTENS EM UM BREVE RESUMO BÍBLICO: 1 – Todos são livres para decisões sobre a fé: “Vê que proponho hoje a vida e o bem, a morte e o mal” (Deuteronômio 30:15). “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:23). 2 – A Palavra de Deus deve ser a única Autoridade para questões de fé e prática: “Seca-se a erva, e cai a flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Isaías 40:8). “Jesus, porém respondeu: Está escrito” (Mateus 4:4). “Respondeu também Jesus: Também está escrito” (Mateus 4:7). “Então Jesus ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito” (Mateus 4:10). “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram de fato assim” (Atos 17:11). “E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:15-17). “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4:12). 3 – A relação com Deus é possível única e exclusivamente por meio do Mediador que ELE mesmo, Deus, preparou para que seja possível tal relação justa e adequada: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5). “O sangue de Cristo que, pelo Espírito Eterno, a Si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo! Por isso mesmo, Ele é o Mediador da nova aliança” (Hebreus 9:14-15). “Jesus, o Mediador de Nova Aliança” (Hebreus 12:24). “Agora em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque Ele é a nossa paz” (Efésios 2:13-14). “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). “A todos quantos O receberam (A Jesus Cristo), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome” (João 1:12). 4 – A partir desta relação com Deus através de Jesus Cristo, as pessoas são batizadas conforme as Escrituras de Deus assim conforme Jesus deu o exemplo e ordenou: “Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse... Batizado Jesus, saiu logo da água...” (Mateus 3:13, 16). “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. E indo pelo caminho, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28:18-20). “Então os que aceitaram a Palavra foram batizados” (Atos 2:41). 5 – Jesus chama estes seguidores de pessoas que foram separadas por ELE, para ELE mesmo e este termo na língua grega é EKKLESIA, que traz o significado de pessoas que são tiradas de suas casas para o encontro com todos os que foram assim também tirados, uma assembléia. Assim está transliterada esta palavra para o português como “igreja”: “Edificarei a minha igreja” (Mateus 16:18). “Assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros” (Romanos 12:5). “Vós sois corpo de Cristo; e individualmente , membros desse corpo” (1 Coríntios 12:27). “E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é seu corpo” (Efésios 1:22-23). 6 – Os vários apelidos que os seguidores de Jesus receberam de vários grupos sociais ainda nos dias do Novo Testamento: - A partir da afirmação de Jesus em João 14:6 “Eu sou o Caminho”, observamos nas páginas da Bíblia que após algum tempo esta afirmação de Jesus se torna como um nome próprio dos que seguem a Jesus: “... caso achasse alguns que eram do Caminho” (Atos 9:2). “Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho” (Atos 19:9). “Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho” (Atos 19:23). “Persegui este Caminho” (Atos 22:4). “Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei nos escritos dos profetas” (Atos 24:14). “Então, Felix, conhecendo mais acuradamente as coisas com respeito ao Caminho...” (Atos 24:22). - Outro apelido que foi de importância para os primeiros seguidores de Jesus, então sua EKKLESIA ou sua igreja, foi: “Seita dos Nazarenos”: “... Sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos...” (Atos 24:5). Obs.: Nazaré é uma cidade sem importância alguma nos dias do Novo Testamento e jamais foi citada no tempo do Antigo Testamento. Mas Jesus estaria indo morar lá por suas características de estar dentro da história humana sem qualquer índice de relevância de acordo com as óticas humanas. (Ver: Mateus 2:13-23 e a pergunta de Natanael em João 1:45-46). - Outro apelido e que ficou mais conhecido na história é “cristãos”. Após o termo cair em uma ideologia popular em que a palavra “Cristo”(grega) que é a mesma que “Messias”(hebraica), significando, o ungido, o escolhido, o que vem conforme a escolha de Deus, então esta palavra “cristão” se torna como um adjetivo para os seguidores de Jesus, o Cristo: “Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11:26). “Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão” (Atos 26:28). 7 – Todo cristão conforme as Escrituras, é um legítimo representante de Deus em toda parte e tem acesso a Deus por meio de Cristo o tempo todo: “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande e sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hebreus 4:14-16). “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus...” (Hebreus 10:19). 8 – Os cristãos são pessoas independentes do governo, do estado, mas cooperam normalmente com o país, então a EKKLESIA ou igreja, não tem qualquer vínculo com o governo, mas com os governos, como pessoas, vivem e cooperam para o bem com e como todos devem fazer em qualquer país, desde que as leis não firam a Palavra de Deus. “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22:21). 9 – A EKKLESIA ou igreja, não é governada por democracia ou qualquer tipo de governo humano. Os seguidores de Cristo se dirigem única e exclusivamente pela Palavra de Deus, em um governo cristo-cêntrico ou Téo-cêntrico ou bíblico-cêntrico, então por Cristo, onde ELE é o Cabeça da EKKLESIA: “Cristo é a cabeça da igreja sendo ele próprio, o Salvador do corpo” (Efésios 5:23). “Também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência (Colossenses 1:18). 10 – A EKKLESIA ou igreja, então as pessoas que são de Cristo, aguardam SUA vinda a qualquer momento: “E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, convosco no reino de meu Pai” (Mateus 26:29). “Assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:37). “Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim” (Mateus 24:46). “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele...” (Mateus 25:31). “Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1:11). “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá... E todos os povos da terra se lamentarão sobre ele. E isto é totalmente certo e é confirmado por Deus!” (Apocalipse 1:7). “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1:8). “Certamente venho sem demora. Amém!” (Apocalipse 22:20). 11 – Séculos posteriores receberam a continuidade histórica tanto dos movimentos humanos em todos os âmbitos, e a continuidade da busca do ser humano pelo sentido, significado, propósito, beleza, dignidade, tem tomado a forma religiosa e por todos os séculos vemos tanto religiões sadias, saudáveis, com ensinos preciosos, tanto quanto ódio, guerras, assassinatos, friezas nos processos religiosos, matanças indiscriminadas, tomadas de posições religiosas com fins iníquos que transforma o ser humano em uso mercantil no campo do sagrado e da fé. 12 – Desta forma os movimentos se alternam durante as eras e nos mais diversos nomes, mas a relação com o CRIADOR, o ETERNO DEUS somente é possível pelos ATOS que ELE mesmo realizou e o testemunho que ELE mesmo deu de SI mesmo, a SUA inigualável transparência e SUA representação legítima em SI mesmo que se fez homem conforme o testemunho que lemos: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória” (João 1:14). A parte deste movimento de Deus observamos ao longo da história este desenrolar que demonstra ao próprio ser humano sua sede de Deus, mas que está sem o devido esclarecimento, também por verificarmos que o ser humano centraliza suas aferições em si mesmo então gerando fronteiras e barreiras que podem ser intensas ou mais suaves, e depois procuram meios para transpô-las em nome de uma boa convivência. São movimentos interessantes e até bons, mas não tem a dimensão do que Deus pode realizar e tornar de fato a humanidade sadia em suas questões últimas. 13 – O que torna uma EKKLESIA de fato, bíblica? - Conforme se vê pelo testemunho da história, são vários fatores que tem contribuído para que o acontecimento de Deus que não se denomina, mas que se encarna em gentes, pessoas que nELE se tornam um, o que tem ocorrido ao longo dos séculos após o padrão deixado por Seu fundador Jesus Cristo, é a sequência de atos humanos gerando toda tipologia de religiões com seus articuladores muito bem preparados para tratar de suas crenças sob os olhares da humanidade sedenta de Deus. O fator originalidade, evoca então a origem, então, o AUTOR, então CRISTO. Nestes termos teremos uma EKKLESIA autenticamente cristã, não importando a época que ela tenha se iniciado, não importando a inserção em qualquer dado momento dentro da história, pois a originalidade está ligada à fala do AUTOR e a respeito deste AUTOR cuja identidade O liga a todas as eras e gerações por SUA PALAVRA, sendo tal dimensionamento eterno a via pela qual o AUTOR trata diretamente com os que são seus a partir de SUA própria PALAVRA e então estes seus seguidores são chamados por serem de fato, sua EKKLESIA, seu povo, sua gente. Para tal identificação cabe ao ser o ser fecundado por esta PALAVRA do ETERNO que conforme Romanos 10:17 produz neste ser a fé, ou a centralidade correta no centro exato, verdadeiro, perfeito de tudo, CRISTO: “E assim, a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Cristo”. Neste momento, por ação do próprio ETERNO DEUS, ocorre ao ser os fenômenos dignos do ALTÍSSIMO, seus atos cirúrgicos nas dimensões primeiras e últimas do ser, tornando este ser uma nova pessoa: “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura” (2 Coríntios 5:17). Tal novidade vai conduzir este ser pelo CONDUTOR adequado, pelo Espírito Eterno, pela PALAVRA eterna, sob o senhorio diretamente deste DEUS, gerando então esta VIDA NOVA, em que este ser passa a ser a EKKLESIA, povo de Deus. Logo perguntas tais como: Onde fica a sua igreja? Quantos membros tem sua igreja? Sua igreja é grande ou pequena? Que horas começa o culto? Que horas termina o culto? Vamos fazer um programa de evangelismo. Temos que convidar pessoas para o culto. (Como se Jesus houvesse em algum momento ensinado: “Ide e convidai” e não “indo, fazei discípulos” (Mateus 28). Estas perguntas acima, entre inúmeras outras que se fizeram gerar entremeio a uma sub-cultura bíblica, tem sido a teologização e a cristianização de multidões que ávidas por Deus, sucumbem a devastação teológica apática e estática de nossos dias. Infelizmente este não é o único problema, como vemos desembocar nas mentalidades toda sorte de ideologias chamadas de evangélicas onde a magia, a feitiçaria, o show-business, a eclesiologia-microsoft-apple, entre tantas distorções e perversões tem conduzido as multidões para os mais longínquos sob solos espiritualizados, deixando esta turba a deriva sob escombros dos reinados onipresentes destas novas lideranças espirituais de nossos dias. São alguns exemplos de permeações por uma cultura de uma época doentia em que as teologias estão sendo formadas, deformadas e formatadas a parte e a revelia da PALAVRA de DEUS. Arrependimento, conversão, submissão, humildade, prontidão a ser um servo, desaparecimento como o sal e a luz quando ministrados, a pureza e simplicidade de Cristo longe das organizações, instituições, denominações, religiões, aparatos religiosos, como templos e todos os seus anexos que ofuscam a pureza e simplicidade de Cristo e o sal que o ser em Cristo deve estar sendo, são apelos quase ao vazio ou uma voz que clama no deserto para ouvidos que já não ouvem. Mas o LIVRO insiste em avisar: “Quem tem ouvidos, ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas” (Apocalipse 2, 3). Heber Zenun Pastor – Professor Teologia – Cientista do ser – Pós graduado em Teologia www.ibtrindade.org

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