Bíblia de Estudos e-Sword

sábado, 16 de outubro de 2010

O POVO DO SENHOR... E O SENHOR DO POVO...

... Mas, o povo escolheu ser governado de acordo com os modelos humanos:

"Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele" (1 Samuel 8:7)

Quando ainda não somos povo de Deus, é normal buscar as evoluções políticas que derivam dos comandos humanos e é somente isso que o ser humano tem e é somente isto que vai buscar, gerando o que históricamente formou o primeiro grande ícone mundial sobre esta situação: A torre de Babel (Genesis 11), então o primeiro ícone do humanismo puro.

Mas ao ser povo do SENHOR, tendo o SENHOR como povo, há um SENHOR que direge este povo, óbviamente: O SENHOR. Então políticamente teremos um sistema teocrático, centrado no ABSOLUTO, o SENHOR:

"Ouve, pois ó Israel, o SENHOR, teu DEUS, é o único SENHOR" (Deuteronômio 6:4)

Israel é chamado carinhosamente "shamá"(ouve), para que tenha o cuidado de saber sua identidade "Israel", somente "YHWH"(SENHOR) é "ELOHIM"(DEUS), assim como o seu povo, não permitam a voces terem outro deus, outro a quem obedecer, outro a quem o foco da fé, esperança, amor, então a vida tenha sua adoração e obediência.

Mas o ser humano, mesmo sendo alcançado pelo SENHOR, o ETERNO, mantém seus pensamentos e vontades vulneráveis a mídia a sua volta e nos dias de Samuel, se encantou com os sistemas políticos das nações a sua volta e fez deles o seu alvo maior de vida.

Na cosmovisão em que DEUS é quem É, o SENHOR, o ETERNO e que faz novas todas as coisas e faz do ser humano uma nova pessoa em CRISTO, dando a esta nova pessoa a mente de CRISTO (1 Coríntios 2:16) e este povo está posicionado pelo SENHOR como "sal da terra e luz do mundo" (Mateus 5:13, 14).

Este povo sabe que "o mundo inteiro jaz no maligno" (1 João 5:19), e isto depois de Genesis 3, e que não há promessa da parte de Deus de que qualquer sistema político ou religioso possa restaurar este universo, assim Jesus afirma: "Meu reino não é deste mundo" (João 18:36).

Mas onde está o povo do SENHOR nestes dias?

Nenhum comentário: