Bíblia de Estudos e-Sword

terça-feira, 6 de julho de 2010

Compondo a VIDA...

Compondo a VIDA:
Quando um leitor se torna um pesquisador e então distinguido pelos atributos básicos desta atividade que podemos resumir em dois: Amor a Verdade e Flexibilidade, sem os quais não se tornaria um pesquisador. Neste processo mais amplo e mais completo da função surge um apelo para que de mais um passo, o do envolvimento com o que pesquisa, passando para um processo experiencial. Nesta dimensão ocupam nossas reflexões temas que são vitais ao ser, tão vitais quanto a VIDA.
Estas reflexões tem fundamento em Jesus Cristo, não por opção religiosa, mas por puro ato de um leitor-pesquisador-experiencial, cujo testemunho máximo encontra registro nas páginas do Livro que para isso se designa, a Bíblia. Ao examinar seu conteúdo, o óbvio se torna então evidente, estamos diante de um fundamento distinto como de uma Revelação, recebida de Alguém, que notavelmente se move no espaço/tempo/história, deixando sua Marca também na unidade de sua Fala.
Assim temos o fenômeno do Movimento do Eterno se realizando dentro do que é espaço/tempo/história então dentro do universo finito, material, temporal e temporário, por tal ato do ETERNO, temos em Seu mover a transmissão do elemento básico que há nELE mesmo, a VIDA que é insuflada no puramente material, inerte, sem vida em si mesmo, mas que passa a receber este dom daquele que É, do ETERNO.
O material em si mesmo, em toda sua complexidade foi assim preparado para receber o dom da VIDA, em si mesmo o que é material não tem tal dom, mas é apto pelo próprio Criador a receber tal dom da VIDA. O mover de Deus pela dimensão ETERNA, faz por SUA PALAVRA, então na expressão de SUA VONTADE ocorrer tudo que entende por bem ocorrer como é próprio da essência, da pureza, do significado da VIDA. Assim tudo recebe esta dádiva e inicia seu processo na existência.
Paulo refere-se a estas dimensões ao escrever: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas” (Romanos 11:36). Tudo que há assim o é, por ter sido agraciado então por Sua Graça são o que são e igualmente são aperfeiçoados no seu mover pelo espaço/tempo/história, assim referindo-se a esta dádiva, diz o ETERNO a Paulo: “A minha Graça te basta” (2 Coríntios 12:9). Dando, a saber, ao ser humano que é no ETERNO que tudo pode ter seu legítimo e digno existir. Em DEUS somente que tudo veio a ser o que é, tudo tem vida e pode desenvolver-se corretamente na conformação contínua a Sua Palavra, mesmo tendo a criação dado a criatura um aspecto tão peculiar quanto o desenvolver-se a si mesmo paralelamente e de certa forma paradoxal para a reflexão humana uma semelhança de certa capacitação para continuidade em que sua identidade é mantida com uma solução para si mesma. Algo tão digno que pode ser afetado por uma escolha equivocada se assim preferir ou tão somente por engano adentrar por tais vias.
A afirmação que Paulo registra acima nos serve de alento como de alerta, pois o estar NELE é manter o sistema de VIDA com VIDA e então ter VIDA. A Inteligência, criatividade e o aspecto de solução de existir em si mesmo com liberdade que há no ser humano, mesmo com suas limitações e então superficiais formas de perceber a existência, podem ser apelos constantes para a permanência nELE continuamente. Mas pode igualmente ocorrer pela abrangência destas permissões da liberdade, o ser, ser traído por sua própria condição se neste mover da existência, tender para si mesmo e volitivamente optar por viver a parte das diretrizes do CRIADOR, o que resultará em um desajuste nas estruturas fundamentais da VIDA e as continuidades serão afetadas em seus propósitos últimos.
Expressões como “Estar nele” (1 João 2:6), “em Cristo” (1 Pedro 5:10) e “com Cristo” (Colossenses 3:1), que estão em diversas partes da Palavra do ETERNO, nos indicam uma relação VITAL para que estas estruturas se mantenham íntegras e possíveis de se conduzir em suas liberdades nos devidos propósitos dignos para os quais existimos.
Confundir a dádiva da VIDA e do MOVER de DEUS que está NELE com seus resultados nos elementos criados que recebem DELE a VIDA e o movimento é o equívoco que o ser humano é advertido a não cometer. No entanto é possível cometê-lo, neste caso somente o ser humano por suas características e atributos de pessoa pode transferir para os próprios elementos observados quanto para si mesmo a referência última do existir. Tais referências vitais contidas por dom do CRIADOR aos elementos materiais do universo, e estes exercendo suas atividades naturais para as quais foram criados, podem ser interpretadas pela condição livre do ser humano como além de seus valores, e neste ponto hermenêutico antropocêntrico ou cosmo-cêntrico pode dar a inteligência do ser razões que podem ser defendidas a partir deste ponto de referência e provadas na observação do próprio universo. Fator este que será observado por todos, mas embora observável, não corresponderá com a VERDADE última que lhes atribuiu estes elementos VITAIS que transcendem a eles mesmos. Desta forma aquiescente o ser humano pode criar uma nova interpretação da existência e permanecer usufruindo de todas as qualidades da VIDA, mas sem atribuir ao AUTOR da VIDA sua linha de relação, cortando-a por um ato bastante simplório, mas o suficiente para cortar esta relação VITAL embora desfrutando dos atributos vitais dados como dons a todos os elementos pelo próprio AUTOR de tudo.
Embora tudo tenha seu valor, os elementos outros do universo a parte do ser humano lhe são inferiores, mas recebendo do ser humano a honra que deveria ser devida ao CRIADOR, o ser humano comete um equivoco VITAL ou fatal, quanto rompe com o CRIADOR no campo de profundidade elementar da VIDA, nos lugares separados para tais reflexões em seu ser que passam a ser ocupados por outros acordos a partir de sua própria elaboração, corroborados por uma soma de esforços de mesma linha de pensamento que podem ser denominados conforme o próprio ser humano mesmo entenda que convenha, como por exemplo em campos denominados como ciência, filosofia, teologia, sociologia, etc. Assim trabalhando como uma nova forma de construir a existência a partir de suas próprias conclusões e permissões e mesmo reconhecimentos e premiações, agraciamentos e graus de aferições com outorgar de autoridades a partir de comissionamento humano, não se passará muito até que se tenha uma nova mentalidade sendo formatada a partir destes novos e artificiais critérios.
Mas a partir do momento que pela influência do próprio ETERNO que em SEU mover se mantém junto ao ser humano por SUA própria condição de SER quem É, e por SUA PALAVRA sendo a condução VITAL, e então por SUA GRAÇA que tem o endereço do profundo do ser e neste profundo do ser anuncia-sE como sendo quem É e organiza ao profundo do ser o testemunho da VERDADE a respeito de tudo, torna o ser possível de ser como ELE É, no sentido da identificação e da vontade, dando a este a capacidade de perceber quem de fato é, o que é natural a este ser como condutor da experiência da vida sob a diretriz da ORIENTAÇÃO LEGAL do AUTOR do universo, e ter os critérios ajustados por ELE, então sob o que é justo para tudo, se permitindo a si mesmo estar NELE, com ELE e para ELE, se move igualmente em meio a toda a estrutura que tem seu propósito temporário, mas se moverá com percepções tais que transcendam ao próprio ser, ao universo, e se instalará continuamente no ETERNO, dando a si mesmo uma nova, mas que de fato é a original qualificação para existir e VIVER.
Tais reflexões são iniciadas pelo apelo que a vida traz em sim mesma para se conduzir com a habilidade e então a sabedoria que necessitamos para tal. Evidente que a condução como afirmado na Palavra do ETERNO é dinâmica e então de movimento constante e eterno que tem início nesta dimensão mas que não se delimita quando dimensionada nesta conjunção PESSOA-pessoa, entre o ETERNO e o ser humano a partir desta relação que se estabelece com por ELE, por meio DELE e para ELE somente.
Talvez seja necessário devido a esta quase inerente facilidade de alteração da reflexão para com a VERDADE, onde o ser humano habilmente ou fragilmente se permitiu criar dimensões de formatos com nomenclaturas e práticas religiosas que lhe podem igualmente como afirmadas acima, ser o substituto plausível para sua inteligência e criatividade como legítimos para conduzir o ser humano nestas dimensões, mas que não correspondem igualmente com a VERDADE da relação.
Talvez então quando o ser humano se permitir mover somente pela PALAVRA DO ETERNO, e perceber que todas as formas fora da PALAVRA DO ETERNO não têm o valor que lhe atribui como suficientes para lhe conduzir como e igual a PALAVRA, então a partir desta reflexão esvaziada de todo seu criativo e bem elaborado modo ou forma de tratar destas questões e somente permitir então a PALAVRA e ao que lhe É AUTOR lhe dar as diretrizes, então e somente então, se estará no início da mais bendita caminhada que o ser jamais poderia sequer imaginar ou pensar.
Neste ponto a reflexão do Salmo 119 fala por si mesma ao apontar para a própria e única Palavra a ser observada na existência como diretriz última ao ser.
O testemunho que o ETERNO dá de SI mesmo e então o Salmo 19, que nos conduz a reflexão em duas partes, onde na primeira o ETERNO afirma-se como o CRIADOR, e então uma argumentação evidente pela própria criação, mas não para provar sobre ELE, o que não é possível, mas para argumentar como ser a respeito de SI mesmo e seu amor em lidar dando ao ser uma oportunidade para pensar sobre. E então no segundo momento do Salmo 19 aponta para sua própria Palavra onde esta se torna o argumento para a intimidade, a porta para o íntimo do ser e o coração do ETERNO.
O testemunho PESSOAL então onde a Palavra se faz Pessoa, conforme se apresenta o ETERNO na PESSOA de JESUS, o PROMETIDO dELE mesmo, conforme relata a PALAVRA em João 1:1-14.
E o convite para que sejamos participantes deste status de ser é explícito da parte do próprio Criador em vários momentos dentro da existência como podemos observar os exemplos nos registros abaixo:
- “Onde estás?” – Genesis 3:9.
- “Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que misturei” – Provérbios 9:5.
- “Vinde, pois e pensemos juntos” – Isaías 1:18 (Paráfrase a partir do significado do hebraico).
- “Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” – Isaías 55:1.
- “Jesus exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba” – João 7:37.
- “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” – Mateus 11:28.

Fica evidente que o problema humano não é que sua inteligência não consiga entender as propostas explícitas do ETERNO, mas como Jesus Cristo tratando sobre este assunto afirma no texto abaixo onde resume praticamente toda intenção do CRIADOR e a condição humana frente aos atos do CRIADOR em CRISTO:
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.” (João 3:16-19).
Deus abençoe a todos...
Heber Zenun
(Pastor, professor, escritor e theoterapeuta).

Um comentário:

zeed disse...

Quero manter viva e eficaz minha própria busca pela comunhão com o Eterno, na verdade , Ele mesmo é o autor e sustentador da vida nEle, seja fisica ou espiritual, esta reflexão me leva a colocar ou dependendo de como estou com Deus, a recolocar-me NEle, dependente pleno de sua sabedoria e amor para o sustento do meu ser nEle. Esta compreensão nos remete à uma vida plena no ETERNO. Mano, sistematize estas reflexões, compile-as, é telogia do aconselhamento bíblico ( Theoterapia ) > Deus o abençoe