Bíblia de Estudos e-Sword

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A propósito de uma pergunta sobre MENSAGENS SUBLINHARES E MÍDIAS ESTRANHAS...

Olá pr Heber!!
acabei de receber este e-mail,
não sei nada sobre o filme e o autor, vou pesquisar..
mas acho impotante estarmos alertas sobre mensagens ocultas e subliminares e
principalmente com as mensagens que saõ bem claras!!!!!!
sabemos que a mente humana é muito lábil
como podemos lidar com estes temas?
grande abraço

RESPOSTA:

Há uma advertência do apóstolo João:
"Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno" (1João5:19)...
A palavra é uma afirmação:
"Sabemos que somos de Deus" - O ETERNO DEUS está fazendo uma regeneração no mundo. Operação que tem seu fundamento do amor de Deus o PAI (João 3:16), na ação do Espirito de Deus (João 16:8) e na obra redentora do SENHOR JESUS CRISTO (Hebreus 9:11-12). Este resgate em que ocorre a remissão dos pecados (Mateus 26:28), sela o filho de Deus com o Espirito Santo (Efésios 1:13), preservando com o mesmo Espirito este filho de Deus por toda a vida até a Vinda do SENHOR (Efésios 1:14). Ao mesmo tempo dando um tipo de vida que jamais pode ser tirada deste filho de Deus (João 10:28), e não havendo qualquer poder ou fenômeno que possa separar este filho de Deus de seu PAI ETERNO (Romanos 8:1-2; 38-39).
Entre tantas promessas do SENHOR a respeito deste seu filho, estas já são suficientes para percebermos como verdadeiros construtores das obras de Deus (Efesios 2:10) e de que é a igreja que em CRISTO demole por sua presença em CRISTO e em SUA PALAVRA, demole toda fortaleza de satanás(Mateus 16:18), pelo existir na conformidade da Palavra do SENHOR (Romanos 12:1-2), sendo denominados pelo SENHOR como sal e luz do mundo (Mateus 5:13,14).
Importante perceber que este fundamento dá um discernimento ao ser humano que este passa a ter condição critica de alta performance como afirma Hebreus 4:12. E de tal maturidade e reflexão que o ser humano em Cristo passa a ter condições para ver tudo, avaliar o que está vendo e diante de tudo que vê, sem restrições, retém o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21).
Importante também observar que qualquer tentativa de viver a vida cristã sob forma de legalismo como Paulo menciona em Colossenses 2:16-23 onde o foco recai sobre o universo legalista das proibições ou das obrigações e tal forma de viver é um tipo de religiosidade que "não tem valor algum" contra a ditadura dos sentidos.
Desta forma, qualquer tipo de religiosidade que obriga ou proíbe algo seu fundamento é a idolatria de tal elemento, seja obrigando fazer algo ou proibindo fazer algo, ou amando algo ou odiando algo, esta pessoa está sob o jugo da idolatria por amor a algo ou por ódio a algo, por fazer algo ou por fugir de algo.
O que difere totalmente da direção de Cristo de lidar com tudo e dominar sobre tudo conforme orientação desde a origem em Genesis 1:26.
Quanto a outras mensagens que nesta época midiática rompem de forma avassaladora sobre as mentes das pessoas, sejam elas explícitas ou as muito "temidas" principalmente pela religiosidade superficial, as mensagens chamadas "sublinhares", sejam de que nível for, todas as mensagens tem a mesma força na mente do ser. E se tal pessoa apenas e tão somente estiver sob a condução da Palavra de Deus, esta produzirá no ser um tipo de condição pelo resultado da própria PALAVRA do SENHOR, que esta pessoa terá perfeitas condições de enfrentar qualquer tipo de mensagem que surge da mídia. Não há qualquer mensagem que possa sobrepor a PALAVRA DE DEUS, seja mensagem natural ou sublinhar. Já o medo, o temor, o receio, a suspeita de que algo pode ser maior que a Palavra de Deus, a dúvida sobre o poder da Palavra do SENHOR frente a uma mensagem sublinhar, aí temos uma formação na própria mente deste ser humano, que abre por si mesmo uma cláusula em si mesmo para que seja a mensagem natural ou sublinhar lhe penetre seu psiquê e lhe destitua dos elementos de relevância e de tudo que a Palavra de Deus É e que gera neste filho de Deus.
Hoje em dia, estamos vivendo dias em que o povo de Deus está se permitindo vulnerabilizar perante muitas bem elaboradas vias e muito bem montados sofismas pela era tecnológica que fascina a mente de nossos dias que esta mente permite a reflexão de que tal forma é mais perigosa que o que a Palavra de Deus pode gerar e fazer em nossa vida e em nossa mente.
Estamos diante de um tipo de força sim, mas um tipo que não são as mensagens sublinhares nem mesmo os filmes fantasiosos ou não, ou qualquer nível de mídia, mas de um tipo de sofisma resultante do efeito colateral de cristãos muito despreparados na Palavra de Deus e então temos em nossos dias cristãos verdadeiros com receios de muitas formas que não são poucas que o mundo possa produzir. E nesta via, há um campo muito vasto para que o próprio satanas se aproveite desta geração de cristãos que se detém nestas artimanhas e se distraiam com o poder ou não poder tal coisa, poder ou nao poder assistir tal filme ou usar tal marca, ou ouvir tal música ou não. E se esqueçam de fato de examinar as ESCRITURAS para que possam de fato ser sal da terra e luz do mundo em um mundo que jaz no maligno mas que o SENHOR nos deixa aqui e aqui nos mantem sustentados pela SUA PALAVRA, pela presença do Espirito Santo e nos conduz como sal da terra. O cristão sim que deveria saber que somos a mensagem explicita da parte de Deus para este mundo no nosso caráter, na nossa vida, na nossa moral, na nossa argumentação inteligente que resgata toda a inteligencia e toda a ciência para que seja construida uma vida mais digna como resultado de um processo de Deus na vida de pessoas novamente nascidas, mas que em nenhum momento se permitem voltar seu olhar para o mundo tanto para ser atraído por ele ou para se ter medo dele, mas mantém seu olhar em Cristo (Hebreus 12) e rumamos no CAMINHO que é Cristo (João 14:6), vivendo com alegria no SENHOR.
Podemos ter contato com tudo que há no mundo, mas saberemos distinguir entre o sadio e o que não é sadio, e ajudar com inteligencia a todo que perguntar sobre a forma mais adequada de viver.
É fato que as pessoas que não tem qualquer discernimento em profundidade das questões espirituais, morais, éticas, enfim onde as referências do SENHOR são desconhecidas, qualquer elemento, filme, livro, mídia, pode afetar de forma plena, profundamente e prejudicialmente. Mesmo sendo cristãos e estando vivendo uma vida religiosa e não de fé, já se tornaram afetados e como Isaías 1 afirma e Jesus em relação aos fariseus(Mateus 23) afirma igualmente sobre o erro teológico mesmo fazendo tudo na forma correta, mas sem qualquer noção do significado da forma, caem a nível da falsidade. Pessoas sem o discernimento em profundidade temerão em geral qualquer novidade fascinante e se permitirão temer a ponto da idolatria, como aconteceu em 1 Corintios 10 quando aquela comunidade cristã estava idolatrando os elementos da ceia do SENHOR e já não discernia o significado.
É fato que este tipo de pessoas estão sujeitas a estas forças midiáticas e muitos até mesmo são despertadas em suas tendências mais profundas, se para a idolatria, se para a feitiçaria, se para o egocentrismo, se para qualquer armadilha do ser, podem fácilmente cair e se deixar levar para profundidades do desvio da Verdade muito grandes e lá permanecerem até talvez ao ponto de cauterização da mente. Mas não precisa ser assim, uma vez que a PALAVRA DE DEUS é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16).
E a Palavra de Deus, limpa (João 15:3) e Jesus também em sua oração suplica que possamos estar sendo santificados e este processo se dá pela Palavra de Deus (João 17:17).
Assim, tanto este filme como qualquer outro, tanto pode deixar cristãos ou não cristãos mais presos em um campo de feitiçaria e idolatria se não discernem a VERDADE, mas não somente este filme como já dissemos acima, pode ser até a forma de ver a ceia do SENHOR como aconteceu em Corinto. Pode ser um livro, uma igreja, uma novela, uma forma de pensar, uma filosofia, enfim pode ser qualquer coisa ou forma de inteligencia a pegar fácilmente quem não tem esta santificação na PALAVRA DO SENHOR.

Vamos em frente na bendita Palavra do SENHOR..

Qualquer coisa, vamos compartilhar mais ... e muito grato por ter dado a oportunidade por tua pergunta de podermos desenvolver este importante tema...

Pastor Heber..

Nenhum comentário: