Bíblia de Estudos e-Sword

quarta-feira, 19 de março de 2008

IDENTIFICANDO O SAGRADO...

Identificando... o SAGRADO...

James W. Sire, um grande estudioso sobre Cosmovisão, estudado na maioria das universidades nos Estados Unidos e escritor lido no mundo todo, em um de seus mais importantes livros “The universe next door” (O universo ao lado - http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=230805&ST=CM45516 ), informa que todos os seres humanos tem uma forma de ver o mundo, um universo conceitual, uma rede de princípios que explica a ele as questões básicas da vida. Assim, cada pessoa vai formando ao longo de sua existência sua forma de ver o mundo (Weltanshauung – Alemão: Welt – mundo, e Schauen-olhar). Na Alemanha se desenvolveu a idéia de que as culturas são conjuntos complexos sobre a vida ou o espírito da época é expressa na própria vida. Assim a história das pessoas são uma expressão de suas crenças, suas convicções e isso vai formar a cultura de alguém de um povo, a crença então a moral e a ética. Marc Bloch, um grande historiador que deixou um legado de grande importância “Métier d’historien (Apologia da História - http://www.siciliano.com.br/livro.asp?orn=LCAT&Tipo=2&ID=258648 ), menciona a história como a ciência dos homens, dos homens no tempo, e como Lucien Febvre afirmava ser “a história ser filha do seu tempo”. Assim, com estas definições, vamos observando a humanidade como formadora de suas próprias bases em cada momento de sua existência, e vagando por meio a esta forma de realizar seus dias, deixa marcas de suas gerações, como sendo uma busca constante por parâmetros que melhor lhe confiram condições de construir suas vidas em seus dias. Esta forma de optar pela realização da capacidade de viver, transfere para o próprio ser humano as competências últimas de resolver sua própria existência, e resoluções de seus complexos problemas. Então guindando o ser a uma condição acima do que poderia ir, para isso basta a própria análise da nossa caminhada no tempo. Então cada geração possui sua cosmovisão, com base na cosmovisão individual, a forma que cada um naquela geração vê a vida.

É fundamental para nossos dias em meio a toda esta quantidade de cosmovisões que se transformam em determinantes fatores para os atos na existência, uma reflexão mais profunda a partir do entendimento do reconhecimento da Verdade. A procura pela significado autêntico e último para a existência é essencial para que haja uma caminhada equalizada, saudável, para as conquistas dos anseios legítimos que o ser humano tanto almeja.

Os elementos todos no universo apresentam-se como grandes argumentos de que estamos diante da verdade o tempo todo, e a ciência é uma ferramenta que se depara com esta evidência a cada pesquisa, pois busca descobrir a verdade última de cada elemento existente.

Assim é na condução do universo, assim é na condução da vida, que ainda tem a dinâmica da inteligência humana, fator que amplifica a um nível de necessidade primordial esta referência para com a Verdade última que norteiem nossas crenças, após esta então nossa moral e nossa ética e enfim nossas leis e atos sociais como indivíduos e como nação.

Uma questão é necessária aqui: Onde estará este padrão da Verdade condutora de pensamentos, inteligências, crenças, moral, ética e condutas sociais, nacionais e mundiais?

Pensar no universo como o acaso inteligente tem sido uma opção recente. Pensar no universo como resultado de ato criativo e inteligente de um Criador, tem sido deixado de lado nos dias atuais. Houve época que o pensamento humano não desconsiderava e mesmo afirmava ser o universo resultado de ato inteligente de um Criador, agora estamos em outra época onde esta reflexão está deixada de lado como opção religiosa.

Épocas e considerações da moda precisam ser observadas como resultados de nossas tentativas de entender a vida.

Minha sugestão está em considerar as afirmações do Salmo 19:1: “Os céus e a terra manifestam a glória de Deus”. Isto é o universo não apresenta provas da existência de Deus, mas apresenta evidências de resultado de uma ação inteligente em tudo que existe. Ações estas que são tão amplas que na maioria das vezes escapa à nossa ciência, que em si mesma tem limites naturais na sua própria origem de pesquisa, o ser humano, mas este pode alcançar estas evidências da estrutura inteligente. Desta forma o Salmo 19 em sua primeira parte procura demonstrar que o universo que observamos e vivemos nele é desta forma por um ato do Criador e ato que evidencia amor, por estar cercando de todo o cuidado necessário para que a vida aconteça e toda a base para que o ser humano desfrute de tudo que necessita também.

A segunda parte do Salmo 19, afirma que o Criador se comunica com o ser humano na mesma profundidade que valida as relações inteligentes, com idéias, com conceitos, com argumentos, com palavras, que ao mesmo tempo se tornam registros de Suas afirmações, podendo portanto serem examinadas de geração em geração para que em cada geração não se descuidem em formular outra cosmovisão de vida que seja conflitante com a que dá exatamente a diretriz correta para a vida em toda a amplitude que a vida exige e particularmente ao ser humano este tenha a condição de administrar o universo como co-participante interativo com o Criador para os cuidados desta casa que hora habitamos e para que no exercício de suas faculdades naturais, esteja se realizando em seus afazeres como administrador espiritualizado, como lembra bem desta necessidade ao utilizar o termo “líder espiritualizado” (Qual a tua Obra? – dr. Mario Sergio Portella - http://www.erdos.com.br/detalhe_pro2.php?id=5511 ). Assim o ser humano alinhado com o Pensamento do Criador estará apto para prosseguir com a dignidade que sua pessoa tem o potencial para se dirigir. Portanto nesta segunda metade do Salmo 19, o ETERNO, afirma nos deixar seu Ensino por sua Palavra. Desta forma necessitamos de aplicar-nos em nossa mais primaria condição, de aprendizes, dado que nossa identidade nos revela esta condição, como humanidade (Origem – húmus: pó, esterco, minhoca, humildade), enfim, a idéia de que precisamos aprender com quem pode de fato ensinar, isto é, o CRIADOR, para podermos colocar em nosso lugar mais sagrado, nosso “eu profundo”, como afirma Victor Frankl em seus escritos “A presença ignorada de Deus” (http://www.editorasinodal.com.br/www3/index.php?cnt=detalhe&id=0000000170 ) onde cabe exatamente a comunhão e a Presença de DEUS. Desta forma preparados em uma formação a partir das instruções diretamente da fonte, a Palavra de Deus, no exercício da inteligência, observando as básicas técnicas de estudo, utilizando das regras básicas de hermenêutica e exegese natural quando se procura entender o exato significado das palavras ali registradas, não incorrendo no risco de transferência de autoridade, erro muito comum em pesquisa de textos, quando se tira a autoridade do próprio texto e a transfere para aquele que lê, isto é transferência da autoridade do AUTOR para o leitor. O que neste momento da busca da Verdade do texto é inconcebível, não por capricho religioso, mas por amor à ciência da pesquisa.

Assim, podemos ter um princípio básico para um bom trabalho de entender o significado natural do texto sagrado.

Contextualizando, estamos chegando a uma época do ano que chamamos páscoa. Esta festa tem sua origem na história. Está registrada sua origem no livro de Êxodo 12, uma festa memorial, que o povo todo anualmente celebra para lembrar a forma extraordinária, sobrenatural com que aquele povo foi salvo de uma escravidão real após 400 anos por outra nação, naquele caso o Egito. Assim, a celebração tem este aspecto histórico passado, mas também era uma forma que Deus mesmo estava educando o povo para aguardar outro evento de muito maior envergadura, mas com o mesmo princípio, a libertação de uma situação de escravidão existencial, real, profunda que o ser humano se encontra em não poder mais reconhecer Seu CRIADOR, vivendo alheio ao seu mais profundo sentido, significado e validade para sua própria vida, sua origem, propósito, destino tanto passado, presente e futuro. Assim, a celebração da páscoa era um anúncio em duas direções, aponta para o passado e para o futuro, para o poder de Deus em libertar de qualquer força ou poder que esteja oprimindo o ser humano, desde poder exterior, quanto interior, em si mesmo. E aponta para o futuro, quando o ETERNO não realizaria esta libertação apenas política, geográfica, sociológica, cultural, mas uma libertação tão ampla quanto o ser humano realmente necessita ser liberto, isto é da morte, da morte em seu sentido máximo e último, isto é, libertação do que afasta o ser humano da Presença do Altíssimo, e isto ELE faria somente ELE e como foi no Egito, é uma obra somente DELE, o SENHOR, e assim o cordeiro que foi sacrificado naquele primeiro momento ainda presos no Egito, era anúncio da libertação para aquele povo e anúncio para uma libertação que ocorre igualmente em DEUS mesmo quando é permitida ao “eu profundo” refletir neste Ensino do ETERNO, que assim faria esta libertação em profundidade do ser, através de SEU CORDEIRO PASCAL, isto é aquele que faria a morte não ter mais poder sobre aquela pessoa que nELE e para ELE se entrega (Páscoa é uma palavra hebraica: Pashah, que significa: Passar por cima, sobre). Assim é que quando João, o batista, olhou para Jesus que vinha ao longe, disse aos seus seguidores: “olhem lá, lá está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, vocês tem que seguir a ELE e não a mim” (João 1:29). Jesus mesmo em Mateus 26:26, ao participar como um judeu das celebrações anuais da páscoa judaica, a lembrança da libertação do Egito, como registrado em Êxodo, nesta ocasião toma uma atitude única que jamais qualquer judeu em todas as centenas de festas deste tipo jamais fizera, Jesus pega o pão e afirma que a partir daquele momento, o que estava sendo anunciado na celebração da páscoa, isto é, a vinda do Cordeiro de Deus, para que fizesse esta obra de redenção do ser humano nELE, estava acontecendo agora, e nELE, em JESUS CRISTO, o ETERNO DEUS, estava agora fazendo um NOVO TESTAMENTO com a humanidade toda, agora está acontecendo uma NOVA ALIANÇA entre Deus e os homens em CRISTO JESUS, e da mesma forma que toda a nação de Israel, anualmente celebrava memorialmente, se lembrando do que o ETERNO fizera por eles libertando-os da opressão da escravidão do Egito, agora, então agora, estava sendo por Jesus instituída a celebração do cumprimento desta Libertação anunciada proféticamente pela páscoa judaica, isto é, agora em Cristo, ELE estaria sendo morto, para que a morte fosse vencida nELE e ELE daria à morte a sua derrota, isto é, ELE ressuscitaria, e todo o que nELE crê, isto é, unicamente nELE, como a Verdade absoluta de Deus, estaria experienciando, experimentando, vivendo, esta VIDA, esta libertação da morte eterna e temporal igualmente. Então daquele momento em diante, não celebrariam mais o antigo pacto, ou o antigo testamento, mas um NOVO TESTAMENTO, no sangue DELE, e todas as vezes que os que experimentaram esta libertação estivessem juntos para aprender dELE por Sua Palavra, e para adoração a ELE, deveriam celebrar memorialmente o que ELE fez por eles, o pagamento, o resgate, a redenção de suas vidas. Assim, que o apóstolo Paulo afirma que “Cristo, nosso cordeiro pascal, já foi imolado” (1 Corintios 5:7).

Esta simples e magnífica explicação das Escrituras, que reportam para os atos magníficos de Deus em Cristo, tem sido por diversas cosmovisões diferentes extraídas de todo tipo de interpretações, ou preconceitos religiosos ou não, mas deformadas pela distância da reportagem que Deus fez de tudo, resulta em desconhecimento dos fatos e assim, interpretação dos relatos de forma incorreta em acordo com o que se observa ao atentar para o Registro Sagrado.

Este é um exemplo bem contextualizado por estarmos vivendo estes eventos nestes dias, que chamamos páscoa.

Temos todo tipo de manifestação nas escolas, já vi dezenas de crianças, voltando para suas casas pintadas de coelho, com saquinhos de doces e ovos de chocolate, vemos anúncios por todo o comércio em supermercados, em toda a mídia, onde a páscoa é anunciada, mas com uma discordância imensa do texto onde se encontram suas origens e significados e anúncios proféticos e realizações em Cristo.

Ainda vemos nos ambientes religiosos uma teologia ainda mais confusa, pois tem-se a impressão de que os religiosos poderiam dar alguma explicação ou alguma referência quanto ao significado, à verdade do fato em si, mas ainda assim, o que se tem são ênfases em fenômenos emocionalistas e distantes igualmente da verdade dos atos do Criador para com o ser humano, a libertação em Cristo e a celebração de Cristo todos os dias e no ambiente dos que assim convivem com ELE ressuscitado, uma celebração memorial do que ELE fez naquele dia naquela cruz e do túmulo vazio, mas imediata relação destes eventos com a vida atual e agora, sob o senhorio único e genuíno, vital e existencial pela direção única e exclusiva pelos ensinos do SENHOR registrados em SUA Palavra Sagrada, conhecida por Bíblia.

Este é um dos muitos exemplos de como a humanidade está diante dos fatos. Evidentemente que gerações mais gerações vem e vão, ideologias, tendências, teologias, filosofias, líderes, poderosos, nações, tudo chega e vai, deixam suas tendências e posicionamentos, as vezes mais liberais, as vezes mais fanatizada, mas nunca afinando com a Verdade de Deus, de forma geral, mas estas posições mantidas, em nada alteram o conteúdo da VERDADE, apenas revelam o caráter de cada examinador. Assim como Pilatos ao perguntar a Jesus Cristo: “O que é a verdade?” revela apenas seu caráter diante do fato de que Deus está agindo em favor da humanidade, mas ele, sua pessoa tinha seus próprios conceitos, suas ideais, seus pensamentos, suas verdades, e isso era para ele o suficiente e ele não poderia fazer nada, mesmo diante do fato que ele mesmo constatou quando declara que “não via nele crime algum”, (João 18:33-38), isto é, o ser humano ao relativizar a verdade, relativiza a própria justiça e tudo o mais, e o que decorre então é uma anarquia, que se estabelece reinante na vida pessoal, familiar, social, nacional, mundial. Assim uma cosmovisão errada, levará a resultados catastróficos e o contrário é verdadeiro, a cosmovisão de Deus, da Verdade, conduzirá para o fim que o ETERNO preparou para que o ser humano viva, em CRISTO está a VIDA, NELE está a luz dos homens, mas os homens revelaram seu caráter, amando mais as trevas que a luz (João 3:19).

Enfim, este momento na história da humanidade tem feito suas vítimas em toda parte por abandono da referência da VERDADE absoluta em Cristo, não que Deus tenha mudado, não que Cristo tenha mudado, mas o ser humano faz questão de mudar seus conceitos, sua base de raciocínio, suas referências quanto ao que imagina como verdade e assim caminha em rota de colisão com o fim que o caminho errado traz em seu final. Mas em nome de uma idéia que somente em Deus é possível, cria a idéia da harmonia entre as diversas crenças e ideologias, e cosmovisões, politicamente é correto pensar assim hoje em dia, dada a nova base de raciocínio que o ser humano criou, mas é infrutífera para a VIDA que só há na VERDADE absoluta em CRISTO JESUS, como ELE mesmo afirmou:

“EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM” (João 14:6).

“EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA” (João 10:10).

Enfim, o sempre amoroso Deus, continua por perto, a chamar a humanidade a se voltar para ELE, e com urgência se converterem de seu estado mental, sua idéia que o tem enganado, e seu estado mortal, para que experimentem a VIDA que só há nELE...

E mais uma vez o que vai ser revelado é o caráter de cada um quando está diante dELE...

...

Deus os abençoe amados e queridos...

...

E... tenham um feliz raciocínio no sentido de no confronto com a Palavra de Deus, possamos ser maleáveis a tal ponto que a ELE rendamos nosso ser. Entendamos este Ato libertador que somente há em Cristo! Não o Cristo religioso, mas o ETERNO DEUS que em não é distante, mas age na história, sendo estas provas, se é que possamos assim dizer, de suas ações entre nós, ainda que não provas para a fé, que é algo mais sublime que visões e pesquisas históricas ainda que estas são válidas no momento que a fé é acionada...

Seu amigo e irmão que muito os ama...

Heber...



Heber, chamado por Deus para ser servo...

Professor, orientador e condutor de pessoas conforme as Escrituras DELE, escritor, articulista, poeta, palestrante sob autoridade da BÍBLIA, sob os critérios e princípios inteligentes hermenêutico-exegéticos.

Formação:
Faculdade Teológica Batista de Campinas SP.
Especializações teológicas: FTBC - SP.
Pós Graduaçao Educação: IBE - Florianópolis SC.
Estudos com orientação nível Mestrado Teologia Sistemática: IBE Florianópolis SC.
Estudos com orientação nível Doutorado em Teologia.
Professor Faculdade Teológica (IBE)Florianópolis SC.
Pastor em Florianópolis SC - Igreja Batista da Trindade (Uma comunidade não tradicionalista e não emocionalista)
Fundador da Théoterapia (1979).
Théoterapia na Internet (1997).

Contatos:

Email: hzenun@gmail.com ou respondendo este.
MSN: heber_zenun@hotmail.com (Pode adicionar para contato).
Orkut: Heber Zenun (Pode adicionar para contato).
Skype: Heber Zenun - para adicionar: hbrznn


Em Florianopolis SC - Encontro Aberto de Pensadôres Cristãos Bíblicos - Exposição e composição da idéia cristã para a existência. (Aos sábados pela manhã das 10:00 às 12:00 no Shopping Iguatemi no café da Livraria. Saraiva = Confirmar presença por telefone 3238-2471 ou 9152-7007).


APELO:

1. Há 12 anos procuramos terminar a reforma da casa onde moramos que pertence à comunidade que cuidamos. Faltam Janelas (estamos sem janelas em 3 locais), precisamos trocar o telhado, o forro (que está cheio de cupins), a garagem que muito precária. Compartilhamos...

2. Tenho recebido pedidos para que publique livros, então estamos dando continuidade a este apelo para lutar e conseguir chegar a estas publicações.

3. Necessidades básicas para a manutenção dos gastos com internet, energia, pesquisa, aquisição de materiais.

Se o ETERNO tocar em teu coração e te der condições para apoiar este projeto, pode ajudar com este ministério com orações e doações financeiras:

BRADESCO - Poupança
Ag. 2186 - 5
Conta Poupança: 9310644 - 0
CPF 778227818-04

Em tudo sou imensamente grato ao ETERNO por ter voce como leitor destes artigos... ELE O ABENÇOE... !!!

Nenhum comentário: