Bíblia de Estudos e-Sword

sábado, 29 de março de 2008

Família... Benção... ou maldição... ? E o divórcio e o novo casamento?

Há um parâmetro para a vida: DEUS... o autor de tudo (Gn 1:1 e João 1:1-2).

ELE deixou-nos SUA Palavra que é a referência, o MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA A VIDA, que não se pode perder de vista (Dt 4:1-2; Jo 1:14; Hb 4:12).

A relação com Deus se estabelece e é validada por virtudes que ELE mesmo orienta: Fé, Esperança e Amor (1 Cor. 13:13), tendo em CRISTO o ÚNICO MEDIADOR (1 Tm 2:5), a ponte, o ELO que existe para que ocorra eficaz, verdadeira e saudávelmente esta relação.

Da mesma forma que ocorre no relacionamento com DEUS, também a relação com o próximo se dá na mesma base que com DEUS, conforme os elementos que fazem a ligação com DEUS, assim também fazem a relação humana ocorrer de forma significativa, válida, eficaz, verdadeira e saudável. Amamos a Deus, assim com o próximo é igual (Mt 22:37-40).

Assim, Deus ao criar o casamento, traz esta atmosfera, esta dimensão onde a família encontra sua existência. Família, organismo vivo criado por DEUS onde estas virtudes podem ampliar e se desenvolver. Família, nossa porta de entrada para este mundo, é um ambiente que poderíamos definir como dentro da esfera do sagrado. Desta forma o casamento bíblico, conforme orientado por DEUS propicia o meio onde o amor que significa: ATAR-SE, UNIR-SE, PRENDER-SE, LIGAR-SE, ENVOLVER-SE, tenha condições para o cumprir e expressar esta verdade.

O que se observa, no entando, é a multiplicação dos conflitos cada vez mais graves, violências, separações, e divórcios, que permeiam por toda parte atingindo todos.

Grande parte das famílias optam por esta via da separação como se fosse a solução dos problemas ou então que a própria separação seja o problema em si mesma. Até cristãos tem optado por esta forma de pensar e agir para tentar alguma solução para seus problemas.

Minha preocupação, que não é original nem nova, mas legítima, é somada por estar recebend casais aqui na THEOTERAPIA, necessitando de força para seu relacionamento, outros querendo saber se é correto o divórcio, como fica a situação depois de separados se é correto o novo casamento, como ficam diante de Deus. São questões legítimas uma vez que estão sendo envolvidos todos nesta situação imensamente traumática.

Nossa geração necessita enfrentar este assunto, buscar de forma ousada e justa as respostas que o Criador, o SENHOR apresenta em sua imutável Palavra, a Bíblia. Outras gerações obtiveram respostas a estas questões ao se dirigirem a esta tarefa com sinceridade e seriedade que exige a Metodologia de Pesquisa Científica no exame de documentos, na utilização das diretrizes hermenêutico-exegéticas, diante da Palavra de Deus, o SUPREMO TRIBUNAL DE APELAÇÕES DO ALTÍSSIMO, e chegaram às direções do SENHOR sobre esta importantíssima questão e então tendo a possibilidade de dar os passos que não trarão mais desacertos ou traumas que desorientarão.

São muitos casais em grandes conflitos, outros já em vias de separação, outros já separados, outros já casados novamente com outros cônjuges.

Estou examinando em pesquisa com autores profundamente sérios quanto à hermenêutica e exegése dos Textos Sagrados e da história e contando com o apoio e orações de todos que sinceramente procuram a VERDADE do ETERNO CRIADOR, para trazer neste alicerçamento na Palavra, encontrar o Cânon, o padrão, não para uma religiosidade totalitária, mas para trilhar os caminhos da construção da vida com as estruturas corretas.

Estarei dando palestras sobre estes estudos aqui em Florianópolis SC aos domingos 19:30 hrs. na Trindade (48 32382471 ou 91527007), com entrada franca a todos os interessados.

Eventualmente estarei publicando nas páginas do blog, e enviando por emails e até mesmo nas mensagens do Orkut.

Mas será de grande importancia a presença de todos que desejam de fato debater e ouvir o que DEUS tem a dizer sobre este tema, todos são benvindos!!!

Deus abençoe a todos...

Heber...

Nenhum comentário: