Bíblia de Estudos e-Sword

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Fundamentos essenciais...

"O século 20 foi marcado por três megaprojetos.

O primeiro foi o projeto Manhatan, que descobriu e utilizou a energia nuclear bem como produziu a bomba atômica que destuiu Hiroshima e Nagasaki (1945), pondo fim à II Guerra Mundial. É descoberto o "coração" da matéria, o átomo, e dele se extrai energia.

O segundo grande projeto foi o projeto Apollo que jogou o ser humano no coração do cósmos. A data-símbolo é o primeiro passo do homem na lua (1969). O ser humano começa a navegar interplanetariamente. Descobrimo-nos como um grãozinho de areia na imensidão do universo. Começa-se a falar de vida em outros planetas!

O terceiro e mais recente é o Projeto Genoma Humano que teve seu começo no início dos anos 90. Leva o ser humano ao mais profundo de si mesmo em nível de conhecimento de sua herança biológica, numa verdadeira caça aos genes, que tem suas raízes na chamada "descoberta do século, o DNA (Watson e Crick - 1954)." (Dr. Leo Pessini e Dr. Christian de Paul de Barchifontaine).


Hoje há uma busca por diretrizes que sejam coerentes com a vida e possam servir de base para que se construa a sociedade. Na verdade esta busca por um "ethos" tal que nos faça andar por caminhos seguros, onde cada cidadão e depois cada desdobramento de uma vida em suas relações sociais e a condução da tecnologia de forma significativa e saudável é um alvo incessante do ser humano.

Desde Immanuel Kant (Séc.18 e 19) que colocou estes ideais em suas máximas reflexões a respeito da razão e da vontade humana como suficientes para conduzir a humanidade, passando por outros expoentes do pensamento, da teoria ética como Kierkegaard, Hume e Diderot procuraram traçar este fio condutor a partir de uma auto capacitação humana para alcançar sua construção de seu ethos de vida.

Tais reflexões alcançam o coração do Nietzche (Sec.19, 20), que trabalha de forma a potenciar a capacidade humana a tal ponto que exclue qualquer outra influência que no seu caso afirmou ferrenhamente em sua vida contra Deus.

Hoje buscamos fundamentos éticos para resolver os caminhos a percorrer dentro da sociedade em todas as ciências envolvidas na vida desta. Mas no cadinho da história, chegamos a um momento em que a inteligência trabalha para formular seus caminhos que à semelhança dos fracassos iluministas excluem Deus de todas as reflexões e formulações.

Dostoievsky afirma ... "Se Deus está morto, até o absurdo se justifica". O risco que corremos em sairmos por desvios horrendos como já ocorreu no passado quando as escolhas excluiam Deus e os seus avisos explicativos e normativos para a vida, estão cada vez mais diante de nós. Se desconhecermos em sua realidade última e sublime nossa própria identidade e propósito, nosso "telos" na existência, estamos tirando nossa própria base segura para existir e estaremos elaborando sobre qualquer construção aleatória, o que aumenta dramáticamente o risco de falência de qualquer sistema.

"Se Deus esta morto, alguém terá que ocupar o seu lugar"... afirma o importante jornalista Malcolm Muggeridge (1903 - 1990), desta forma já ultrapassamos a fronteira desta decisão e em geral a sociedade já se determinou a seguir por sí mesma, assumindo os riscos e consequências destas atitudes, se não bastassem os sobejos exemplos com Hitler, Stalin, Mussoline, Mao Tse-Tung, e outras ideologias folosófico-religios-políticas igualmente totalitárias, fundamentalistas, pavimentos para o bizarro e horrendo na história da humanidade. Estendemos nossas fronteiras onde a condução ética moral social, é validada pela consciência de cada um ou para que se torne válida, basta quase que apenas formalizar um grupo coeso em alguma postura, registrar e levantar qualquer bandeira, encontrar representantes ou vozes pela mídia e na política para que estabeleça-se como aceitável. Chegamos a momentos em que o questionamento está justamente sobre a família, que à semelhança de Bertrand Russell, que ao andar de bicicleta, decide que não ama mais sua esposa e então conclui que era o momento de deixá-la e assim o fez.

O que tem ocupado o lugar de Deus para a formação da base da vida?

Esta importante questão encontra eco nos frutos da vida, da família, da sociedade, do uso das tecnologias. Em meio a alguns acertos pontuados, igualmente nos deparamos com o desequilíbrio inconsequênte e aberrações que tem que ser aceitas pela alteração do nível da moral, pelo deslocamento deliberado do ser humano de considerar Deus em todos os seus caminhos como fundador, base e organizador e fim último da vida.

Nesta procura desenfreada pela autonomia humana, obras recentes para afirmar no ego humano e potenciar este mesmo ego às alturas de seus sonhos preenchem as prateleiras de todas as grandes ou pequenas livrarias de todo o mundo, tando as livrarias chamadas seculares como as chamadas de cunho religioso. Obras que exaltam o ego humano a tais qualificações de que não dispõe, e com habilidade de um sofista, argumenta com o ser, apontando para as habilidades e atributos a nós todos dotados pelo Criador, transferindo as funções de ferramentas destes atributos que devem ser utilizadas na Presença e direção espirito-ético-moral de Deus, para uma condução puramente humanista, fazendo surgir obras que trabalham estes pontos, que são verdadeiros e nos capacitam a viver para conquistar espaços, mas fazendo crer que podemos acertar tendo uma espécie de "oniciência" e que podemos avançar e conquistar, tendo um tipo de "onipotência", e podemos nos cuidar perfeitamente de nós mesmo em toda parte, agora globalizados e seguros, como tendo um tipo de "onipresença", atributos exclusivos na verdade somente para DEUS, mas usurpados filosófica e teológica e sofismáticamente pelo próprio ser humano. Desta forma a profecia utópica de Nietzche procura se reorganizar em uma nova forma a espera messiânica do que ele pregava como sendo o novo "super-homem", o que de fato vai conduzindo o ser humano para a mesma armadilha que pegou o próprio Nietzche, levando-o a um estilo de vida totalmente moldado pela sua crença em si mesmo e mais nada, vivendo e morrendo por isso de forma lamentável.

O início comum de toda a raça humana está cada vez mais perto de ser constatado pela própria ciência, estudos mais recentes vão nos aproximando dos relatos da revelaçao de Deus sobre nossas origens ( https://www3.nationalgeographic.com/genographic/atlas.html - https://www3.nationalgeographic.com/genographic/globe.html ), conforme nos relata o livro histórico de Gênesis capítulos 1 e 2.

No livro das origens: Gênesis 1:28 lemos:

"E DEUS OS ABENÇOOU E LHES DISSE: SEDE FECUNDOS, MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA E SUJEITAI-A; DOMINAI..."

Observamos neste relato, o ato do Criador em abençoar, isto é, capacitar a humanidade, que é dotada de atributos especiais para isso, de utilizar em todo seu potencial estes atributos em sua dignidade última, fazendo dos elementos criados ferramentas adequadas, válidas e significativas para a vida e para estar correspondendo com o próprio Criador que tudo criou com ordem e com manutenção inteligente, eficaz, util e com propósitos elevados de lidar com os elementos desta forma. Assim, o abençooar de Deus, revela a capacitação de Deus sobre o ser humano para realizações inteligentes e podendo utilizar sua inteligencia para compreender os princípios, as diretrizes, as normas necessárias para tudo que há, a partir de si mesmo. E desta forma o abençoar de Deus traz mais esta esfera de entendimento, a sabedoria, isto é, a transformação do que aprende em prática, na aplicação dos ensinos do Criador em sua própria existência. O abençoar de Deus, contém ainda o elemento da participação dELE mesmo na vida do ser humano, Seu envolvimento, tendo no ser humano um co-participante de toda a obra que se deve realizar na existência, o DEUS PRESENTE, que se faz presente na vida do ser humano pelo envolvimento mais digno que o ser humano pode corresponder com ELE, isto é, pelo amor e pela fé, no ouvir sua Palavra. Aspectos que dignificam o ser humano por não violentá-lo nem positivamente (na forma de coação por prometer ou realizar coisas) ou negativamente (forçar-nos por exibir seus podêres sobre-naturais), mas ocultando a Si mesmo do consciente espiritual humano, mas não se distanciando, como Paulo se refere a este fenômeno em Atos 17:27 a uma platéia dos maiores pensadôres mundiais, no maior centro de pesquisa mundial de sua época, em Atenas na Grécia, no Areópago "... bem que não está longe de cada um...".

Neste texto de Gênesis, considerado, temos a indicação de propósitos básicos para o ser humano, lidar com a genética, o governo e a tecnologia de forma sábia e sob a orientação e presença de Deus, cooperando nós com ELE, de forma livre, amorosa e com fé, andando conforme Suas diretrizes, conduzindo então a genética, o governar e as tecnologias sob estas direções básicas, no fundamento da Palavra de Deus.

Está evidente que o ser humano, como mencionamos acima, procura outra via de conduzir sua existência, no momento, exaltando a si próprio e atribuindo a si próprio estas habilidades de autonomia plena, então as conclusões das realizações apenas comprovam sua tese, sua falência final. Adiando o máximo que pode a sentença de Salomão que ao perceber tal direção em sua própria vida, testifica em seu livro: "Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?" (Eclesiastes 1:2-3), A expressão "debaixo do sol", tem o significado de afirmar que qualquer obra que é feita em qualquer tempo em que DEUS não esteja envolvido na forma como o universo necessita dELE é vão, em algum momento o ser humano irá perceber sua falta de condução adequada, correta e com o devido propósito na ciência que esteja lidando. O próprio Salomão em conclusão de seu livro exorta a humanidade: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer" (Eclesiastes 12:1).

Toda a direção e orientação do DEUS ETERNO, está para o ser humano como a vida está para nós, é imprescindível. O que lamentávelmente tem ocorrido além desta deliberada busca humanista pelo "super-homem", ainda nos deparamos com os que se dizem representar este DEUS ETERNO sobre a Terra, o que também tem sido igual, senão até pior elemento para se tratar do que as idéias da autonomia humana. Na forma de religiões, de quaisquer nome, se tem uma multiplicidade de crenças que procuram suprir e até substituir a Palavra de Deus para o ser humano, trazendo assim, pela própria multiplicidade a prova de que algo está profundamente errado. Ou Deus está se atrapalhando e falando como um doente mental em cada canto afirmando algo, ou o problema é humano em buscar criar sua própria interpretação da divindade e afirmar o que expressam seus profetas ou líderes. Talvez para uma justiça adequada, devamos pensar que se Deus é Deus e Sua Palavra correponde à ELE mesmo, então o problema está mais para a confusão humana do que confusão em DEUS.

De fato, o ETERNO, afirma que Sua Palavra em momento algum pode sofrer alteração, desde seu início, quando registra no livro de Deuteronômio 4:2 "Nada acrescenteis à Palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando", e tal ênfase marca um governo coerente que não muda de Palavra e dá segurança a tudo, e também conclui nos últimos escritos no livro de Apocalipse 22: "Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escitos neste livro; e, se alguém irar qualqeur coisa das palavras desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro". E, além destas ênfases, dezenas de outras entre estes dois livros, desde a Torá, até o fechamento da Profecia de Deus, ELE é coerente com o que fala, não mudando e não permitindo que qualquer pessoa ou poder, mude ou interprete Sua Palavra diferente do que ELE É e o que ELE de fato ensina. Esta forma de governo, é um tanto quanto estranho ao ser humano, pois em nossa forma escolhida de pensar, onde não há base de verdade para qualquer elemento, onde cada um tem a sua verdade, se estabelece um princípio então, o da livre interpretação da vida, o que filosóficamente pode ser até aceitável, mas na prática é inviável, pois ao violar as leis naturais da existência, o fato de ser livre para pensar o que desejar, não o livrará dos efeitos da própria escolha se tal estiver em confronto com a Verdade.

Desta forma, desacostumados e até entorpecidos por um sistema secular e midiático, nesta era que já foi chamada de "idade mídia", onde o relativismo é absoluto (parece um paradoxo), o ser humano se vê em sua própria armadilha e ouve qualquer incoerência e aberração, mas tem dificuldades em ouvir justamente o DEUS ETERNO que procurando orientar com o devido respeito o ser humano, recebe sua rejeição deliberada.

Mas, ELE está buscando a atenção do ser humano, sua reflexão, sua consideração e que ouça SEUS argumentos em favor dele mesmo. Deus procura o ser humano para argumentar em favor dele mesmo, mesmo este recusando a se alinhar com ELE na forma como ELE afirma.

Então Seus desígnios vão passando pelos séculos, cumprindo Sua Palavra até que o DIA acontecerá conforme Sua Promessa em que partiremos daqui para nos encontrarmos com ELE e então o Juízo, conforme nos afirma Hebreus 9:27 "... aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo".

Deus tem chamado o ser humano para uma relação vital com ELE, dando ciência de que da mesma forma que nascemos para existir neste universo, precisamos nascer de novo para existir com Deus: "Mas, a todos quantoso receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:12-13).

Deus tem avisado o ser humano com clareza e absoluta verdade para não deixar margens para engano e dúvida, assim Jesus afirma: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Deus afirma ao ser humano que não terceirizou sua relação com o ser humano a qualquer religião ou representantes sobre a Terra, é algo que ELE fez por SI mesmo, e algo que ELE resolveu fazer em Pessoa, quando Jesus afirma: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). E reafirma explicando utilizando um princípio de lógica: "Porquanto há UM só DEUS e UM só MEDIADOR entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2:5).

Jesus afirma que o problema não é o entender estas afirmações de Deus, pois são bem fáceis de entender, o problema humano está na área do amor: "O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más" (João 3:19).

Prezados amigos, irmãos que conseguiram chegar até este momento da reflexão...

O ETERNO os abençooe de tal forma que haja em cada vida um despertar urgente para alinhar o pensamento, com o SEU PENSAMENTO, alinhar sua crença, sua moral, sua ética, seu "telos" (Propósito) de vida com O ETERNO nos preceitos de Sua Palavra, sendo este despertar, como o despertar pela Palavra dELE, no agir de Deus sobre sua vida, de tal forma que perceba que a relação com ELE, conforme Jesus esclarece para uma mulher de seus dias: "Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte,nem em Jerusalém adorareis o Pai... Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito em em verdade" (João 4:22-24).

Compreender estas verdade e transformá-las em sabedoria, isto é, em prática é um dos desafios maiores do ser humano.

Mas o ETERNO seja propício a todos que assim com sinceridade e humildade se colocam diante de Sua Bendita Palavra...

Teu amigo, teu irmão,

Heber...

Heber, chamado por Deus para ser servo...

Professor, orientador e condutor de pessoas conforme as Escrituras DELE, escritor, articulista, poeta, palestrante sob autoridade da BÍBLIA, sob os critérios e princípios inteligentes hermenêutico-exegéticos.

Formação:
Faculdade Teológica Batista de Campinas SP.
Especializações teológicas: FTBC - SP.
Pós Graduaçao Educação: IBE - Florianópolis SC.
Estudos com orientação nível Mestrado Teologia Sistemática: IBE Florianópolis SC.
Estudos com orientação nível Doutorado em Teologia.
Professor Faculdade Teológica (IBE)Florianópolis SC.
Pastor em Florianópolis SC - Igreja Batista da Trindade (Uma comunidade não tradicionalista e não emocionalista)
Fundador da Théoterapia (1979).
Théoterapia na Internet (1997).

Contatos:

Email: hzenun@gmail.com ou respondendo este.
MSN: heber_zenun@hotmail.com (Pode adicionar para contato).
Orkut: Heber Zenun (Pode adicionar para contato).
Skype: Heber Zenun - para adicionar: hbrznn


Em Florianopolis SC - Encontro Aberto de Pensadôres Cristãos Bíblicos - Exposição e composição da idéia cristã para a existência. (Aos sábados pela manhã das 10:00 às 12:00 no Shopping Iguatemi no café da Livraria. Saraiva = Confirmar presença por telefone 3238-2471 ou 9152-7007).

Um apelo:

Tenho recebido pedidos para que publique livros, então estamos dando continuidade a este apelo para lutar e conseguir chegar a estas publicações:

Se o ETERNO tocar em teu coração e te der condições para poiar este projeto, pode ajudar com este ministério com orações e doações financeiras:

BRADESCO - Poupança
Ag. 2186 - 5
Conta Poupança: 9310644 - 0

Em tudo sou imensamente grato ao ETERNO por ter voce como leitor destes artigos... ELE O ABENÇOE... !!!

Nenhum comentário: