Bíblia de Estudos e-Sword

sábado, 23 de fevereiro de 2008

... E NO MES DE FEVEREIRO ... DE DEUS...

... Na continuidade...

... Vemos oportunidades... que são parte da resposta que desde há muito a humanidade busca sobre o "porque" de sua existência. Evidentemente que fazendo parte da resposta, nós mesmos, da forma como somos constituídos, carecemos de referência de maior sublimidade que nos remeta a referências últimas que nos apresentem a dignidade em seu grau mais elevado, e isto só iremos encontrar no CRIADOR, que a si mesmo se denominou como o ETERNO, aquELE que É, aquele que não tem princípio e nem fim, ELE é o princípio e o fim.

... À humanidade uma oportunidade para reflexão no Livro dos Argumentos expostos pelo Criador, como Escrituras Sagradas, popularmente conhecidos como Bíblia, e um dos fundamentos que observamos nestas Palavras é sobre a complexidade com que fomos formados, com tal grau de distinção de tudo que foi criado, por ser-nos dada a "imagem e semelhança" do Criador. Esta compatibilidade, esta condição que nos capacita a lidar com inteligência a partir das compreensões da Carta de Propósitos que ELE nos deixa em Suas Escrituras, nos validaram para que a continuidade e dentro desta, os momentos e os eventos, e os acontecimentos, nos apresentem como integrante parte dos "porques" da existência.

... Assim torna-se imprescindível ao ser humano procurar perceber sua própria identidade como pessoa e a relação que é imprescindível com o Criador.

... Quanto ao primeiro ponto, sobre nossa identidade, percebemo-nos em meio a grande crise de identidade, pois chegamos a nós mesmos afirmar ser o que não somos, ou subestimando ou superestimando. Ora oscilamos entre o sermos deuses etéreos cósmicos, ora somos apenas evolução a partir de uma bio-sopa cósmica.

... O dr. Marc Hause, trabalha há muitos anos com pesquisas procurando estabalecer uma relação direta entre a humanidade e os animais. Em recente conclusão, o dr Marc Hause (Cientista na Universidade de Harvard - http://www.wjh.harvard.edu/~mnkylab/HauserBio.html - a respeito do ser humano afirma durante a reunião da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), no último domingo, dia 17, o que chamou de "hipótese da singularidade humana" (humaniqueness - inglês), que "nós somos muito mais inteligentes que eles" (Os animais). O repórter Claudio Angelo da Folha de São Paulo, enviado especial a Boston traz uma reportagem mais completa sobre estas recentes pesquisas do dr. Marc Hauser no seguinte endereço:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u373738.shtml


... O dr. John Elkington e dra. Pamela Hartigan, em recente publicação " The Power of Unreasonable People " ( http://harvardbusinessonline.hbsp.harvard.edu/b02/en/common/item_detail.jhtml;jsessionid=1KSBMR4G3MZKKAKRGWDSELQBKE0YIISW?id=4060&referral=2341 ), trabalham a idéia de um novo tipo de visão de mundo, os que conseguem ver além dos sistemas instituídos. Na verdade há uma imensa necessidade de se encontrar estes valôres que possam expandir a pessoa até seu potencial último, mas há uma formatação doutrinadora no mundo de hoje altamente confinativa das mentes, abandonando-as em sí mesmas sob retoque de cunho racional, aprisionando o ser humano. O clamor desta publicação procura dar estas conotações e buscas para uma expansão. Sugiro que há uma dimensão ainda mais avançada que também precisa ser considerada.

... Nossa condução nete email, é referente aos ensinamentos da Bíblia com relação a este mesmo tema. Quando lemos em seus relatos que o ser humano é de fato totalmente distinto e único em comparação com tudo o mais existente.

... A Bíblia já no início de suas declarações apresentam esta "singularidade" do ser humano em meio a toda criação. Recebendo atributos complexos, materiais, psíquicos e espirituais, o Salmo afirma: que o qualificam a viver no universo criado, especialmente no ambiente terrestre, bem como atributos espirituais, que o qualificam para estar com comunhão com o Criador e assim mantendo uma relação pessoa-pessoa com ELE, assim recebendo orientações e compartilhando de sua existência com ELE, aprendendo e debatendo sobre a vida, permitindo participar de todo o processo da existência dentro das diretrizes que o mantém organizado de acordo com os próprios propósitos e fins últimos de todas as ciências com que vai poder exercer seu trabalho de cuidado e manutenção.

... Absorver no espírito humano o que o Criador oferta em Sua Palavra, dar ao ser a oportunidade para que os momentos sejam trabalhados conforme as diretrizes da Palavra do Craidor, os acontecimentos com que depara em sua existência sejam interpretados e sofram sob ações norteadas pela Palavra de Deus, para que o conteúdo de sua vida sejam realinhados com o ensino de Deus e reconhecidos como oportunidades para uma cooperação entre Criador-criatura onde nesta parceria de alta dignidade se ofereça ao universo uma administração adequada, competente, responsável, equilibrada e condutora na direção dos propósitos últimos de cada elemento existente, até mesmo do seu próprio administrador humano que opera e coopera a partir do relacionamento inteligente com Deus, onde os acontecimentos, os fatos de uma forma mais profunda, se apresentam como materialização das buscas que o ser humano empreende para entender a realidade em seus propósitos. Desta forma esta relação com Deus, equaliza de forma saudável a existência, uma vez que toda a existência está sob o domínio de Deus, que convida o ser humano a esta co-participação com ELE.

... Assim, tais reflexões de profundidade dos atos de Deus e atos humanos em seus aspectos, passado, presente e futuro, nos permitem andar sobre a via onde Deus conduz e trabalha o universo constantemetne, nos dando a oportunidade para cooperarmos com ELE em acordo com Sua Vontade... O que se torna um desafio evidente para o ser humano, é a forma como o Criador revela acontecer esta interação de relação pessoa-pessoa. O amor e a fé, são as vias elementares nesta dimensão. De certa forma é natural também para o ser humano perceber a legítima validação das relações quando envolvem estes elementos, amor e fé. Evidentemente que para que estes elementos ocorram, deve haver o pressuposto da Verdade. Amor e fé naturalmente se desenvolvem fluentemente sobre o solo da verdade.

... O ETERNO DEUS em todas as suas afirmações e realizações, deixa evidente ao chamar o ser humano a ter a devida atenção para com sua vida, de que necessita estar atento a manter este foco tanto para com Deus, quanto para com o próximo e para com tudo que estiver empreendendo.

... Evidentemente que a humanidade, em si e por si mesma já tem demonstração por toda a história que tem grandes dificuldades em lidar com a Verdade, o Amor e a Fé. Temos relatos históricos suficientes em todas as áreas que nos testemunham sobre nossa própria incapacidade para lidar com a vida sem Deus, que é a Verdade, a impossibilidade de se construir em Amor, sem Deus, que é AMOR, e lidar com elementos que desconhecemos mas que são reais, pela via da fé, sem Deus, pois ELE norteia a condução do que desconhecemos nos mantendo dentro de diretrizes morais, éticas, onde o amor e a fé obtém de Deus, pela Sua Palavra referida por ELE como Sagradas Letras, isto é, Palavras cujas origens são nELE mesmo, e que tem a aptidão para nortear a vida em todos os seus aspectos. Dando desta forma ao ser humano a competência para existir com dignidade, honra, significado, validade e mantendo a vital relação com ELE por estas vias elementares e essenciais, sobre a Verdade, pelo Amor, pela Fé, e em atos de uma obediência sem peso, leve, consistente, responsável e saudável.

... O raciocínio humano despertado para conter tanto o raciocínio reducionista que o equipara apenas a animais, quanto ao raciocínio que o tem guindado a uma espécie de auto-divinização, assim este acordar para a realidade de sua identidade, em aplicar os recursos de sua inteligência para os avanços sobre a Verdade sobre si mesmo e sobre a existência, sobre os fenômenos conhecidos e os que desconhece, na utilização dos parâmetros corretos a partir do conteúdo a nós divulgado pelo próprio Deus, fará este acerto de rota de vida.

... Este elemento fascinante da comunicação de Deus para com o ser humano é o fenômeno que ao mesmo tempo impressiona, está intuitivamente em nós desde sempre na história do ser humano. Nos comunicamos pessoalmente ou por vias diversas da comunicação, utilizando desde pedras, peles, plantas, sinais, papeis, vias eletrônicas, assim é a humanidade, traz em sí mesma a essência da comunicação e está predisposta a elementos de saída e de recepção nas comunicações. Deus, age da mesma forma para com o ser humano, pois ELE mesmo nos fez assim. Logo a comunicação com ELE deve seguir estes elementos básicos que acontece pessoa-pessoa, sobre os elementos da Verdade, Amor, Fé, como mencionamos, mas que se expandem em novas informações a cada dia por vias naturalmente simples, ainda que todo o processo seja únicamente humano e tão complexo quanto nós mesmos, mas entre nós e para nós não se conduz sacrificialmente. Desde tenra idade a comunicação é a forma, a ferramenta que utilizamos prazeirosamente para nossos contatos. Deus igualmente fala diretamente ao sistema de inteligencia humano, deixa registrada Sua Palavra para que não incorramos em êrros de interpretações, êrros ou ruídos na comunicação, dificuldades de entendimento ou até mesmo alterações equivocadas ou até maliciosas de Sua Vontade. Todos tem competência para entender Sua Comunicação. Talvez hoje vivendo no que tem sido chamada de "idade mídia", já não seja muito difícil saber que qualquer emissôra de rádio, tv, internet, entenda que estamos aptos para receber milhões de informações contruída na mais alta complexidade de engenharia de comunicação que até uma criança possa alcançar, analisar, e até admitir aquela idéia e se tornar um consumidor de algo. Podemos ver que toda a mídia considera seu público alvo, todas as idades, desde crianças até o mais idoso, podem ser alcançados desde que a comunicação seja inteligente. Assim, Deus igualmente e sobretudo está diretamente falando ao ser humano. Já deveríamos estar com alguma maturidade para perceber onde existam atravessadores nesta comunicação direta ou no mínimo se elementos estranhos ao que ELE, Deus, fala ao ser humano está sendo adulterado.

... Estamos caminhando na história, nossos dias se tornam oportunidades e estas surgem a cada momento nesta época em que tudo é urgente e sofre pressão contínua para que as realizações em favor da vida aconteçam, sejam levadas de forma responsável e a bom termo.

... Quero de incentivar a sincera busca pelo conhecer a si mesmo, sua identidade como pessoa, como ser humano, a conhecer a Deus, Sua Palavra e diretrizes para a vida.

... Convido!!!

Teu amigo, teu irmão,

Heber...

Heber, chamado por Deus para ser servo...

Professor, orientador e condutor de pessoas conforme as Escrituras DELE, escritor, articulista, poeta, palestrante sob autoridade da BÍBLIA, sob os critérios e princípios inteligentes hermenêutico-exegéticos.

Formação:
Faculdade Teológica Batista de Campinas SP.
Especializações teológicas: FTBC - SP.
Pós Graduaçao Educação: IBE - Florianópolis SC.
Estudos com orientação nível Mestrado Teologia Sistemática: IBE Florianópolis SC.
Estudos com orientação nível Doutorado em Teologia.
Professor Faculdade Teológica (IBE)Florianópolis SC.
Pastor em Florianópolis SC - Igreja Batista da Trindade (Uma comunidade não tradicionalista e não emocionalista)
Fundador da Théoterapia (1979).
Théoterapia na Internet (1997).

Contatos:

Email: hzenun@gmail.com ou respondendo este.
MSN: heber_zenun@hotmail.com (Pode adicionar para contato).
Orkut: Heber Zenun (Pode adicionar para contato).
Skype: Heber Zenun - para adicionar: hbrznn


Em Florianopolis SC - Encontro Aberto de Pensadôres Cristãos Bíblicos - Exposição e composição da idéia cristã para a existência. (Aos sábados pela manhã das 10:00 às 12:00 no Shopping Iguatemi no café da Livraria. Saraiva = Confirmar presença por telefone 3238-2471 ou 9152-7007).

APELO:

1. Há 12 anos procuramos terminar a reforma da casa onde moramos. Faltam Janelas (estamos sem janelas em 3 locais), precisamos trocar o telhado, o forro (que está cheio de cupins), a garagem que muito precária. Compartilhamos...

2. Tenho recebido pedidos para que publique livros, então estamos dando continuidade a este apelo para lutar e conseguir chegar a estas publicações:

Se o ETERNO tocar em teu coração e te der condições para apoiar este projeto, pode ajudar com este ministério com orações e doações financeiras:

BRADESCO - Poupança
Ag. 2186 - 5
Conta Poupança: 9310644 - 0

Em tudo sou imensamente grato ao ETERNO por ter voce como leitor destes artigos... ELE O ABENÇOE... !!!

Nenhum comentário: